Santa Catarina tem 78% dos pontos próprios para banho
Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho
Consumir certos alimentos em pó pode trazer diversos benefícios para a saúde e praticidade para o dia a dia. Alguns produtos são ricos em nutrientes, pois passam por processos de desidratação que preservam suas propriedades nutricionais. Além disso, têm uma longa vida útil, o que facilita o armazenamento e reduz o desperdício.
Liziane Camargo, docente do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera, ressalta que, para garantir a qualidade e segurança desses alimentos, é importante seguir alguns cuidados. “Armazená-los em locais secos e frescos, longe da luz direta, ajuda a manter suas características. Verificar a data de validade e seguir as instruções de preparo também são essenciais para evitar contaminações e garantir o máximo aproveitamento dos nutrientes”, orienta.
Liziane Camargo explica que os alimentos em pó podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, desde que escolhidos com atenção e inseridos de forma consciente. “Não estamos falando só de produtos industrializados ultraprocessados; hoje existe uma variedade de opções mais naturais e funcionais”, afirma.
Entre os alimentos em pó com bom perfil nutricional, a nutricionista cita:
Para aproveitar as qualidades dos alimentos em pó corretamente, Liziane Camargo recomenda:
A nutricionista alerta que pessoas alérgicas e intolerantes devem sempre checar os potenciais alergênicos e traços presentes no rótulo dos alimentos em pó. Além disso, Liziane Camargo reforça que suplementos e alimentos concentrados devem ser usados com acompanhamento profissional, principalmente quando há propósito terapêutico.
Apesar dos benefícios dos alimentos em pó, nem todos devem fazer parte da rotina alimentar. Abaixo, a nutricionista explica alguns para ter cuidado:
Por Deiwerson Damasceno
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Com 96% dos leitos adultos ocupados e alta de casos respiratórios, SC vive alerta; capital decreta emergência e autoriza medidas por 180 dias
Plataformas digitais têm até 48h para excluir conteúdos que promovem a venda vapes, cuja comercialização é proibida no Brasil
Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho