Com ingredientes do dia a dia e modos de preparo descomplicados, é possível montar refeições saborosas, nutritivas e que agradam a toda a família. Mesmo com pouco tempo disponível, dá para variar o cardápio, aproveitar o que já se tem na despensa e garantir pratos reconfortantes, cheios de sabor e feitos com carinho.
Veja, a seguir, 5 receitas econômicas e práticas para o almoço!
Em uma tigela grande, coloque as coxas e sobrecoxas. Adicione o alho, o azeite, o sal, a pimenta-do-reino, a páprica, o orégano, as raspas e o suco de limão. Misture bem para envolver todo o frango com os temperos. Deixe marinar por 30 minutos. Em uma assadeira grande, disponha o frango com a pele voltada para cima.
Espalhe os floretes de brócolis e as fatias de limão-siciliano ao redor do frango. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 40 a 50 minutos, ou até que o frango esteja bem dourado e cozido por dentro, e o brócolis levemente tostado nas bordas. Se necessário, vire o brócolis na metade do tempo para assar por igual. Finalize com as folhas de manjericão fresco e sirva em seguida.
Corte as abobrinhas em fatias médias no sentido do comprimento. Em um recipiente, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe descansar por 10 minutos. Passe cada fatia na farinha de rosca, depois nos ovos batidos e novamente na farinha de rosca. Em um refratário, monte as camadas: molho, abobrinha, queijo muçarela, até finalizar os ingredientes. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos, até gratinar. Sirva em seguida.
Em uma tigela, tempere a costelinha com o alho, o sal, a pimenta-do-reino, o limão e a páprica. Deixe marinar por 30 minutos. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite em fogo médio e doure a cebola. Adicione a costelinha sem a marinada e frite até dourar de todos os lados. Acrescente a marinada reservada e a água.
Tampe a panela e cozinhe por 25 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, espere sair a pressão e abra a panela com cuidado. Adicione as batatas, mexa delicadamente e leve ao fogo novamente, sem pressão, até as batatas cozinharem e o caldo reduzir. Finalize com cheiro-verde e sirva em seguida.
Panqueca de carne moída (Imagem: WS-Studio | Shutterstock)
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione a carne moída e refogue até dourar. Acrescente o tomate picado, o extrato de tomate, o sal e o creme de leite e misture. Cozinhe por 5 minutos e reserve.
Massa
No liquidificador, bata a farinha de trigo, os ovos, o óleo, o leite e o sal até obter uma massa homogênea. Unte a frigideira com óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Com uma concha, coloque uma porção de massa na frigideira e espalhe. Doure os dois lados da panqueca. Faça o mesmo com toda a massa.
Montagem
Coloque o recheio de carne moída no centro da panqueca e enrole. Faça o mesmo com todos os discos de panqueca. Depois, transfira as panquecas para uma travessa, regue com o molho de tomate e salpique com o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 5 minutos. Sirva em seguida.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione os legumes picados e refogue por alguns minutos. Coloque o caldo de legumes quente, tempere com sal e pimenta-do-reino, e cozinhe em fogo médio até os legumes ficarem macios. Adicione o macarrão e cozinhe por mais 7 a 10 minutos, até ele ficar al dente. Acerte o sal, desligue o fogo e finalize com cheiro-verde. Sirva em seguida.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Sobre o autor:
Edicase
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade