A Vigilância Ambiental de Araquari encontrou 16 escorpiões na semana passada no pátio de uma empresa localizada no bairro Porto Grande. A espécie identificada é o Tityus serrulatus, popularmente conhecida como escorpião-amarelo, considerada a mais venenosa da América do Sul e responsável por acidentes graves e até mortes.
Os animais foram encaminhados para análise na Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Governo de Santa Catarina. Em 2024, já foram contabilizados 52 escorpiões encontrados em diversos pontos da cidade. Nesta semana, uma denúncia no bairro Itinga também foi verificada, mas nenhum animal foi localizado.
Tityus serrulatus. (Foto: Freepik)
O que fazer ao encontrar escorpiões
A orientação da prefeitura é que moradores entrem em contato com a Vigilância Ambiental pelo WhatsApp (47) 98846-1279. Se possível, o escorpião deve ser capturado com segurança e mantido em recipiente fechado, sem tentativa de matar o animal, para evitar acidentes.
Em caso de picada
Lave o local com água e sabão, aplique compressa morna e busque atendimento médico imediato. Evite torniquetes, curativos fechados ou substâncias como álcool ou ervas sobre a área da picada. Se possível, leve o escorpião ao hospital para identificação.
Como prevenir
A melhor forma de evitar a presença de escorpiões é manter quintais limpos, sem entulhos, folhas acumuladas ou materiais de construção. Recomenda-se sacudir roupas e calçados antes do uso, manter ralos e pias com telas, afastar camas das paredes e acondicionar o lixo corretamente para evitar a presença de insetos, principal fonte de alimento desses aracnídeos.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade