keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde, Saúde & Bem-estar

Médica catarinense é pioneira no mundo no uso de células-tronco para tratar calvície e doenças capilares

Com abordagem inovadora, tratamento oferece resultados naturais e seguros em casos de alopecia e outras condições do couro cabeludo

Dra Debora Cadore 4 Visor Notícias

A queda de cabelo vai muito além da estética. Ela afeta autoestima, saúde emocional e até o convívio social de quem sofre com o problema. Pensando nisso, a medicina vem avançando em tratamentos que aliam eficácia, segurança e regeneração tecidual. É o caso do tratamento capilar com células-tronco autólogas — uma técnica inovadora já aplicada no Brasil pela dermatologista catarinense Dra. Débora Cadore, referência internacional em doenças capilares.

Especialista em dermatologia com formações no Brasil, Itália e Estados Unidos, Dra. Débora é pioneira na aplicação de células-tronco obtidas do próprio paciente para tratar diferentes tipos de alopecia, como calvície androgenética e alopecias cicatriciais, além de utilizar a técnica para preparar o couro cabeludo antes de transplantes capilares.

A trajetória da médica no campo capilar começou após sua especialização em oncologia cutânea. Durante seu período na Itália, onde realizou diversos “fellowships” (Programa de Complementação Especializada) com renomados especialistas como a Dra. Antonella Tosti e o Dr. Giovanni Pellacani, Dra. Débora se encantou pela área de cabelos e unhas — campo ainda pouco explorado na dermatologia brasileira na época. Desde então, passou a se aprofundar no tema, tornando-se referência em diagnóstico e tratamento de doenças do couro cabeludo.

“A aplicabilidade clínica das células-tronco era, até pouco tempo, distante do consultório. Hoje, com o uso de dispositivos como o LipoCube, conseguimos fazer a separação celular no próprio consultório, com segurança e resultados impressionantes”, explica a médica.

O procedimento consiste na retirada de uma pequena quantidade de gordura do próprio paciente, que é processada para extrair células-tronco mesenquimais. Essas células são então injetadas na área afetada do couro cabeludo, promovendo regeneração, melhora na qualidade da pele e estímulo ao crescimento dos fios. O processo leva de 2 a 3 horas, e o paciente pode retomar suas atividades em até 24 horas.

Bagagem de mais de 20 anos na Dermatologia

Dra Debora Cadore 2 Visor Notícias

Natural de Florianópolis (SC) e com ampla formação e experiência internacional, Dra. Débora Cadore é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especializações em dermatologia pela Santa Casa de São Paulo, oncologia cutânea pela A.C.Camargo Cancer Center e diversos fellowships internacionais em cabelos, unhas, dermatoscopia digital e microscopia confocal. É preceptora do ambulatório de cabelos e unhas da residência médica da UFSC e membro ativo de entidades como a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), International Trichoscopy SocietyAmerican Hair Research Society, entre outras. Também é autora de artigos científicos e capítulos de livros, além de palestrante em congressos médicos nacionais e internacionais.

À frente da Cadore Clínica Dermatológica, localizada em Florianópolis (SC), Dra. Débora lidera uma equipe multidisciplinar especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e estética. A clínica oferece tratamentos para cabelos, rosto e corpo, com foco em tecnologia, ciência e cuidado individualizado.

“O futuro dos tratamentos está na regeneração. Estamos saindo de uma era de tratamentos artificiais para uma medicina verdadeiramente regenerativa e personalizada”, afirma a médica. “E é fundamental lembrar que nem toda queda de cabelo é estresse. O diagnóstico correto é o primeiro passo para um tratamento eficaz — afinal, não é só cabelo”, conclui.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal Visor Notícias desde 2022.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

SC está entre os estados com maior cobertura vacinal da gripe

Estado aplicou mais de 520 mil doses e superou a média nacional

Saúde

10 dicas para prevenir e controlar a pressão alta

Manter hábitos saudáveis é essencial para evitar a hipertensão

Saúde

5 alimentos para ajudar a controlar a hipertensão arterial

O cuidado com a alimentação é essencial para evitar complicações da doença

Saúde

6 dicas para proteger a visão das crianças diante das telas

Veja como evitar a exposição prolongada e os consequentes impactos para a saúde dos olhos

Saúde

6 benefícios do repolho para a saúde 

Esse vegetal versátil pode transformar sua alimentação e bem-estar

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Termo de Cooperação reforça fiscalização e segurança no mercado imobiliário

Acordo entre MP, CRECI-SC, ACIESC e cartórios pretende combater irregularidades e proteger consumidores

Saúde

SC está entre os estados com maior cobertura vacinal da gripe

Estado aplicou mais de 520 mil doses e superou a média nacional