Criminosos simulam mensagens oficiais para induzir contribuintes a clicar em links maliciosos
A Receita Federal alerta para um novo golpe que utiliza e-mails falsos para enganar contribuintes. A fraude, identificada em São Paulo, consiste no envio de mensagens que simulam comunicações oficiais, mencionando falsas “pendências fiscais” para induzir vítimas a clicar em links maliciosos. Os criminosos chegam a usar elementos visuais da Receita e técnicas de spoofing para mascarar o remetente.
Em alguns casos, o endereço de e-mail exibido é o mesmo de atendimento da Receita Federal, aumentando a credibilidade da mensagem. No entanto, o órgão esclarece que não envia e-mails de cobrança ou com links para páginas externas, reforçando que seus endereços são usados apenas para responder solicitações iniciadas pelos próprios contribuintes.
Para evitar cair no golpe, a Receita recomenda desconfiar de mensagens alarmistas, com erros de português ou que solicitem ações imediatas. A orientação é nunca clicar em links suspeitos e, em caso de dúvidas, consultar diretamente o site oficial ou os canais de atendimento do órgão.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.