Em março deste ano, a equipe responsável pela reintrodução encontrou um ninho com um ovo
Após 37 anos considerado extinto na natureza, o martim-pescador de Guam foi reintroduzido com sucesso em seu habitat. Nativo da ilha de Guam, no Pacífico, o pássaro desapareceu após a introdução da cobra-marrom-arborícola, uma espécie invasora que dizimou sua população nas décadas de 1970 e 1980.
Antes da extinção total, biólogos conseguiram capturar 28 exemplares da ave, que passaram a viver em cativeiro. Em setembro de 2024, nove deles, cinco machos e quatro fêmeas, foram soltos no Atol de Palmyra, uma área protegida livre de predadores.
Em março deste ano, a equipe responsável pela reintrodução encontrou um marco inédito: um ninho com um ovo, sinal de que a reprodução voltou a ocorrer em ambiente natural. O objetivo dos cientistas é formar novos casais reprodutores e, futuramente, devolver a espécie a Guam, o que dependerá do controle das cobras invasoras.
Conhecido como sihek pelos indígenas locais, o martim-pescador de Guam possui cauda azul, bico robusto e penas marrons. As fêmeas se distinguem por exibir plumagem branca no peito.
Com informações do portal Metrópoles.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.