Após receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental realizou uma fiscalização em um imóvel na área rural de Mafra, no Norte de Santa Catarina. No local, os agentes flagraram três homens cortando e carregando exemplares de Araucaria angustifolia, conhecida como pinheiro-do-Paraná, espécie nativa ameaçada e protegida por lei.
Fotos: Sargento Cavalet e Sargento Zellne | @pmscambientalplanaltonorte
A intervenção ocorreu na localidade de Rio dos Cedros e impediu a continuidade do crime ambiental. A Araucaria angustifolia é considerada uma árvore de grande importância ecológica e seu corte sem autorização constitui infração ambiental.
Os responsáveis foram identificados e responderão pelas medidas administrativas e criminais previstas na legislação ambiental.
Sobre a espécie
A Araucaria angustifolia, conhecida popularmente como pinheiro-do-Paraná, é uma árvore nativa da Mata Atlântica e símbolo das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A espécie tem grande importância ecológica por abrigar biodiversidade, oferecer alimento a diversas espécies de fauna e contribuir para a regulação do clima e da umidade do solo. Também possui valor cultural e histórico, especialmente para comunidades do Sul do país. Devido à exploração intensa e à redução de seu habitat natural, a araucária está classificada como ameaçada de extinção, sendo o corte ou manejo ilegal proibido por lei federal.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade