Engenheiros, arquitetos e gestores públicos de Santa Catarina estão entre os representantes brasileiros que participam do REBUILD 2025, o maior fórum europeu dedicado à construção industrializada, digitalização e sustentabilidade. O evento ocorre até sexta-feira (25), em Madri, na Espanha, e reúne os principais nomes da engenharia e arquitetura da Europa.
A comitiva é coordenada pela engenheira Késia Alves, diretora da Conexão BIM, e inclui profissionais de diferentes regiões do Brasil. Além da programação oficial do fórum, o grupo participa de visitas técnicas a instituições públicas, como a Prefeitura de Madri, e a empresas da área de mobilidade urbana. Todos os integrantes da missão participaram de edições do congresso BIM CREA-SC, realizado desde 2019 em Florianópolis.
Na abertura do evento, o professor Paulo J. Rech, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), apresentou o projeto PROMOBIS, que aplica soluções em BIM para a mobilidade urbana nos 11 municípios da AMFRI (Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu). Já o engenheiro Anderson Chaurais abordou a importância da Construção Enxuta em projetos industrializados, com base em um case catarinense.
A engenheira Késia Alves participa do painel “Plano BIM Espanha, Ano 2”, nesta quinta-feira, para relatar os avanços do Brasil na adoção da metodologia BIM, destacando o papel de instituições como CREA-SC, SEBRAE, Conexão BIM e BIM Fórum Brasil.
A missão também inclui representantes institucionais como João Paulo Kowalsky (secretário de Desenvolvimento Urbano de Itajaí), além de nomes como Célia Penedo (EMEL – Portugal), Tiago Fonseca (Governo da Bahia) e João Víctor Santos da Silva.
Uma das obras do PROMOBIS
Um dos destaques do PROMOBIS o projeto de túnel submerso que ligará Itajaí a Navegantes pelo fundo do rio Itajaí-Açu. A proposta, já contemplada com um protocolo de intenções assinado pelo governador Jorginho Mello, integra o Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Rio Itajaí (Promobis) e visa transformar a mobilidade da região.
Foto: Divulgação
Além do túnel, o projeto inclui a implantação do primeiro sistema BRT com ônibus 100% elétricos e a criação de uma rede de mobilidade ativa em Balneário Camboriú, promovendo o uso de bicicletas. Com apoio do Banco Mundial, a iniciativa busca conectar os 11 municípios da AMFRI com um transporte mais eficiente, sustentável e integrado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade