Após o anúncio da morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), um trecho atribuído ao vidente francês Nostradamus voltou a circular nas redes sociais. O conteúdo faz parte do livro Les Prophéties, publicado em 1555, e tem sido interpretado por alguns como uma previsão sobre a perda do líder da Igreja Católica.
Em seus escritos do século 16, o astrólogo francês teria indicado que a morte de um pontífice “muito idoso” seria seguida por um período de enfraquecimento da Igreja Católica. A interpretação foi destacada por estudiosos e entusiastas das profecias após o falecimento do líder religioso.
No livro, Nostradamus escreveu: “Pela morte de um pontífice muito idoso/ Um romano de boa idade será eleito/ Dele se dirá que enfraquece seu assento/ Mas ele permanecerá sentado por muito tempo e em atividade mordaz”.
Além disso, o vidente também mencionou que o sucessor seria um “jovem de pele escura” que, com a ajuda de um “grande rei”, passaria a “bolsa” a outro de “cor vermelha”.
Embora as profecias de Nostradamus sejam amplamente debatidas e abertas a múltiplas interpretações, muitos alertam que elas não devem ser tomadas como previsões literais. Mesmo assim, os textos seguem sendo objeto de análise em momentos históricos marcantes, como a troca de liderança no Vaticano.
Morte do papa reacende debate sobre sucessão no Vaticano
O papa Francisco morreu aos 88 anos, após 12 anos à frente da Igreja Católica. Ele se recuperava de uma pneumonia em ambos os pulmões e havia passado 38 dias internado. Francisco foi o quarto papa mais velho a morrer no exercício do cargo, atrás apenas de Leão XIII, Celestino III e Gregório XII.
Com uma trajetória marcada por posturas consideradas progressistas, sua morte abre espaço para incertezas sobre os rumos da Igreja. A escolha do novo pontífice deve indicar a direção que o Vaticano seguirá nos próximos anos.
Para o frade dominicano Frei Betto, a tendência é que o sucessor de Francisco tenha um perfil mais conservador: “O próximo papa tende a ser de centro à direita”, afirmou.
Vaticano divulga primeiras imagens do Papa Francisco no caixão
O Vaticano divulgou as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco no caixão, nesta terça-feira (22). O pontífice argentino morreu aos 88 anos, na manhã de segunda-feira (21), após liderar a Igreja Católica por 12 anos. O velório ocorre na Basílica de São Pedro, onde fiéis poderão se despedir até sábado (26), data marcada para o funeral oficial.
Foto: Vatican News/ Reprodução Visor Notícias
A cerimônia fúnebre terá início às 10h, com a Missa das Exéquias, conduzida pelo Colégio dos Cardeais. Em seguida, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma — local escolhido por Francisco para seu sepultamento, rompendo com a tradição de enterros na Basílica de São Pedro.
O testamento do Papa determinou uma cerimônia mais simples, incluindo o uso de um único caixão de madeira e zinco, em vez dos tradicionais três caixões (cipreste, chumbo e carvalho).
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade