Saudável, econômica e rica em nutrientes, a batata-doce também é saborosa, excelente aliada da saúde e fácil de preparar. Apesar de ser frequentemente utilizada como acompanhamento nas refeições, ela pode servir de base para diversos […]
Brownie de batata-doce (Imagem: etorres | Shutterstock)
Saudável, econômica e rica em nutrientes, a batata-doce também é saborosa, excelente aliada da saúde e fácil de preparar. Apesar de ser frequentemente utilizada como acompanhamento nas refeições, ela pode servir de base para diversos pratos deliciosos — muito além das tradicionais batatas chips e coxinha.
A seguir, confira 7 receitas com batata-doce que vão te surpreender e ajudar a aumentar o ganho de massa muscular!
Em um liquidificador, coloque os ovos, o leite, a batata-doce, o óleo e o açúcar e bata por 2 minutos. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e bata até obter uma consistência homogênea. Acrescente o fermento químico e bata novamente para incorporar. Reserve. Unte uma assadeira redonda com furo central com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo. Disponha a massa sobre ela e leve ao forno preaquecido a 200°C até dourar. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque as batatas-doces, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficarem macias. Desligue o fogo, escorra a água e espere esfriar. Descasque as batatas-doces, transfira para um liquidificador e bata até obter um purê. Após, coloque o purê em um recipiente, adicione o leite, a manteiga e o sal e misture para incorporar. Reserve.
Recheio
Em uma panela, coloque o óleo do atum e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Junte a salsinha e as azeitonas verdes e refogue por 2 minutos. Acrescente o atum, o sal e o molho de tomate e misture. Retire do fogo e reserve. Em seguida, disponha metade do purê em um refratário, cubra com o atum e o requeijão e finalize com o restante do purê. Salpique com o queijo parmesão e leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar. Sirva em seguida.
Brownie de batata-doce (Imagem: etorres | Shutterstock)
1 xícara de chá de batata-doce descascada, cozida e picada
2 colheres de sobremesa de fermento químico em pó
Manteiga para untar
Farinha de trigo para enfarinhar
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, o leite, a manteiga e o cacau em pó e bata. Adicione a batata-doce e bata até obter um creme. Por último, junte o fermento químico e bata novamente para incorporar. Coloque a massa em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 25 minutos. Sirva em seguida.
Sal, pimenta-do-reino moída e azeite de oliva a gosto
Água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque as batatas-doces, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficarem macias. Desligue o fogo, escorra a água e reserve as batatas. Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente a cebola e o alho e doure. Junte as batatas-doces, o caldo de legumes e o leite de coco e cozinhe por 10 minutos.
Desligue o fogo, aguarde amornar e transfira para um liquidificador. Bata até obter um creme homogêneo e disponha novamente na panela. Leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida.
Brigadeiro de batata-doce (Imagem: Romulo Gomes Queiroz | Shutterstock)
Em uma panela, coloque as batatas-doces, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficarem macias. Desligue o fogo, espere amornar, descasque e, com a ajuda de um garfo, amasse. Após, transfira o purê para uma panela, adicione o cacau em pó, o leite, o óleo de coco, o açúcar mascavo e o café solúvel e mexa para incorporar. Leve ao fogo médio para cozinhar até obter uma consistência homogênea. Desligue o fogo e espere esfriar. Com o auxílio de uma colher, pegue um pouco de brigadeiro e enrole. Repita o processo com todo o doce e finalize com o granulado. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione metade da batata-doce, fazendo uma camada espessa, cubra com o frango e o restante da batata-doce. Tempere com sal e deixe fritar por 4 minutos. Com a ajuda de um prato, vire para dourar o outro lado. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Sal, pimenta-do-reino moída e queijo parmesão ralado a gosto
Azeite de oliva para untar
Água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque as batatas-doces, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficarem macias. Desligue o fogo, escorra a água e descasque as batatas. Em um recipiente, amasse a batata-doce e adicione o queijo cremoso, o ovo, a farinha de aveia, o sal e a pimenta-do-reino. Misture até obter uma massa homogênea. Após, com a ajuda de uma colher, pegue pequenas porções de massa e modele no formato de tortilhas. Disponha em uma assadeira untada com azeite de oliva e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos. Sirva acompanhado com o recheio de sua preferência.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Sobre o autor:
Edicase
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Uma alimentação saudável não precisa ser complicada. Com escolhas simples e inteligentes, como adicionar frutas e vegetais frescos ao cardápio, você pode garantir uma dieta equilibrada, cheia de nutrientes e sabor. O limão, por exemplo, […]
No domingo de Páscoa, é comum as pessoas reunirem familiares e amigos para apreciarem um delicioso almoço. E, após a refeição principal, nada melhor que uma sobremesa para adoçar o dia. Para isso, existem receitas […]
A Páscoa não apenas representa uma importante celebração cristã, mas também é um momento especial para reunir a família em torno de uma mesa farta e compartilhar momentos preciosos juntos. Para encerrar essa ocasião festiva […]
Em 19 de abril é celebrado o Dia do Alho, um alimento milenar amplamente utilizado na culinária e reconhecido por suas propriedades medicinais. Trata-se de um bulbo originário da Ásia Central, pertencente à mesma família […]
Na Sexta-feira Santa, os cristãos têm o costume de não consumir carne vermelha. A tradição religiosa faz parte da celebração que simboliza a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a […]
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade