O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, residência oficial no Vaticano. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, durante uma breve cerimônia na capela local.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o cargo mais alto da Igreja Católica. Foi eleito em março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, e se tornou o 266º pontífice da história.
Seu pontificado foi marcado por um forte apelo à solidariedade, à dignidade dos mais pobres e à promoção da paz. Francisco defendeu causas sociais, como a inclusão de populações marginalizadas, o acolhimento de migrantes e o combate à desigualdade. Também incentivou a simplicidade na vida e no discurso da Igreja, aproximando-se de fiéis em todo o mundo.
A última aparição pública de Francisco foi neste domingo (20), durante a tradicional bênção de Páscoa Urbi et Orbi, na sacada da Basílica de São Pedro. Na mensagem, reforçou pedidos por diálogo, reconciliação e esperança.
Com a morte do pontífice, inicia-se o período conhecido como sede vacante, no qual o Colégio de Cardeais assume interinamente a administração da Igreja e organiza o conclave para a escolha do próximo papa. O corpo de Francisco será velado por três dias na Basílica de São Pedro. Segundo informações do Vaticano, ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, atendendo a um pedido pessoal.
Líderes de diversos países expressaram pesar pela morte. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou seu compromisso com a justiça social, enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que Francisco foi “um artesão da paz”.
A morte de Francisco encerra um pontificado de 12 anos dedicado a uma Igreja mais próxima das pessoas, com uma atuação baseada na escuta, no diálogo e no compromisso com os desafios contemporâneos.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21)
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade