Nos últimos anos, o estado tem registrado crescimento expressivo na chegada de turistas internacionais
Com o fim da alta temporada de verão, o turismo em Santa Catarina ganha novo impulso com o feriado prolongado de abril. A movimentação em rodovias, aeroportos e destinos turísticos reforça a importância estratégica dessas datas para o setor, especialmente no desafio de combater a sazonalidade e manter a economia aquecida ao longo do ano.
Nos últimos anos, o estado tem registrado crescimento expressivo na chegada de turistas internacionais, especialmente por conta da ampliação das rotas aéreas, uma das prioridades do governo estadual. Esse avanço tem atraído visitantes com maior poder de compra e tempo de permanência, impactando positivamente a hotelaria, gastronomia, comércio e o trabalho informal.
Durante a temporada de verão 2024/2025, por exemplo, o número de turistas uruguaios em hospedagens de Florianópolis aumentou 556%. O desafio agora é descentralizar esse fluxo, estimulando o turismo em cidades do interior e na Serra catarinense. A profissionalização do setor também avança, motivada pela maior demanda e pelas novas oportunidades criadas para trabalhadores e empreendedores.
Além das praias, Santa Catarina tem se destacado por eventos temáticos em datas comemorativas. No feriado de Páscoa, cidades como Pomerode, com a Osterfest, maior festa pascal da América Latina, atraem milhares de visitantes. Itapema, Brusque, Águas Mornas, São Joaquim e Florianópolis também reforçam o calendário turístico com atrações que valorizam a cultura local e fortalecem o turismo além do verão.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.