Estado registrou 42,4 mil novos CNPJs entre janeiro e março, com destaque para transportes e serviços administrativos
Santa Catarina registrou um crescimento de 31% na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2025, alcançando o maior número da série histórica, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucesc). Entre janeiro e março, o saldo foi de 42.453 novas empresas, frente a 32.169 no mesmo período do ano passado. O resultado reflete o ritmo acelerado do empreendedorismo catarinense impulsionado pelos setores da indústria, comércio e serviços.
A expansão é puxada, principalmente, pelos segmentos de transporte e armazenagem, com saldo de 5.943 empresas abertas, e atividades administrativas, com 5.298. Comércio e reparação de veículos (5.242), construção (4.293) e indústria da transformação (4.075) completam os cinco setores com melhor desempenho. O governador Jorginho Mello atribui o avanço ao ambiente favorável de negócios criado pelo estado, com investimentos em infraestrutura, desburocratização e segurança pública.
O levantamento da Jucesc também aponta que os Microempreendedores Individuais (MEIs) representaram a maioria das aberturas, com 36.200 novos registros. Já as empresas limitadas somaram 11.449, enquanto o modelo de Empresário Individual teve queda de 5.349 registros, evidenciando a transição para o regime de MEI. Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o desempenho positivo também contribui para o avanço na geração de empregos em Santa Catarina.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.