Na Páscoa, uma tradição comum em muitas culturas é evitar o consumo de carne, especialmente na Sexta-feira Santa, em observância ao período da Quaresma. No entanto, a ausência dessa proteína não significa que a celebração […]
Na Páscoa, uma tradição comum em muitas culturas é evitar o consumo de carne, especialmente na Sexta-feira Santa, em observância ao período da Quaresma. No entanto, a ausência dessa proteína não significa que a celebração seja desprovida de prazer culinário. Pelo contrário, há uma infinidade de receitas deliciosas que não requerem carne e podem ser preparadas facilmente em casa.
Por isso, a seguir, confira 7 receitas sem carne para a Páscoa!
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o sal e a manteiga até obter uma textura de farofa. Acrescente as gemas e a água e misture até obter uma massa homogênea. Em seguida, em uma superfície lisa e enfarinhada com farinha de trigo, abra a massa com o auxílio de um rolo. Transfira a massa para uma assadeira previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, pressionando-a no fundo e nas laterais. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 15 minutos, até ficar levemente dourada. Reserve.
Recheio
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourar. Retire do fogo e reserve. Em uma tigela grande, bata os ovos com o leite e o creme de leite até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Pegue a massa reservada e despeje o alho e a cebola, depois faça camadas de tomate, da mistura de ovos e leite e adicione o queijo. Polvilhe com orégano e manjericão. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos. Sirva em seguida.
Em uma tigela grande, misture o grão-de-bico, o abacate, o tomate, o pepino, a cebola-roxa e o coentro. Em outra tigela pequena, misture o suco de limão e o azeite. Despeje o molho sobre os outros ingredientes, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture delicadamente. Leve à geladeira por 30 minutos. Sirva em seguida.
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até dourar. Acrescente a castanha-do-pará e as amêndoas e refogue até ficarem levemente douradas. Acrescente a uva-passa e misture bem. Adicione a farinha de mandioca e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Continue mexendo até que a farinha de mandioca esteja dourada e crocante. Sirva em seguida.
Lasanha de brócolis com queijo (Imagem: marco mayer | Shutterstock)
Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo médio, acrescente a farinha de trigo e mexa rapidamente até dourar. Depois, adicione o leite e o sal e continue misturando até engrossar levemente. Reserve. Em uma assadeira, espalhe uma camada fina de molho. Cubra com uma camada de massa para lasanha. Faça uma camada de brócolis e queijo. Repita o processo até terminar os ingredientes, finalizando com o molho. Polvilhe o queijo parmesão ralado sobre o molho. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 50 minutos. Sirva em seguida.
Queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Água para cozinhar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque água e leve ao fogo médio para ferver. Em seguida, adicione uma colher de sopa de sal e o macarrão. Cozinhe até a massa ficar al dente. Escorra e reserve. Em outra panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourar. Junte o tomate, o espinafre e o extrato de tomate e cozinhe até começar a amolecer e murchar. Tempere o molho com sal e a pimenta-do-reino. Misture o macarrão cozido ao molho. Sirva com o queijo parmesão.
Nhoque ao molho pesto (Imagem: denio109 | Shutterstock)
Em uma panela, ferva a água em fogo médio e cozinhe a batata com uma pitada de sal até ficar bem macias. Escorra e, ainda morna, amasse bem até formar um purê. Espere esfriar completamente e misture a gema, o sal, a noz-moscada e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até formar uma massa firme que não grude nas mãos. Após, polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo, disponha a massa, e corte em pedaços de até 2 cm. Leve uma panela grande com água e sal ao fogo médio. Quando ferver, cozinhe os nhoques aos poucos. Quando subirem à superfície, retire com uma escumadeira e reserve.
Molho pesto
No liquidificador ou processador, bata o manjericão, o alho, as nozes e o azeite até formar uma pasta. Junte o parmesão e bata rapidamente só para incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture delicadamente o nhoque ainda morno com o pesto. Finalize com a folha de manjericão e sirva em seguida.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola até murchar. Junte o alho e refogue rapidamente. Acrescente o arroz e refogue por 1 a 2 minutos, mexendo bem. Adicione a água quente e o sal. Cozinhe em fogo médio até a água secar e o arroz ficar cozido. Quando o arroz estiver quase pronto, junte a cenoura ralada e a castanha-do-pará. Misture bem, tampe e deixe descansar por 5 minutos com o fogo desligado. Solte o arroz com um garfo, finalize com salsinha e um fio de azeite. Sirva em seguida.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Sobre o autor:
Edicase
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Na Sexta-feira Santa, os cristãos têm o costume de não consumir carne vermelha. A tradição religiosa faz parte da celebração que simboliza a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a […]
Entre os alimentos para ganhar massa muscular, os grãos e as proteínas, como a carne e o frango, são destaques. No entanto, pouco se fala dos benefícios proporcionados pelos peixes, que também são excelentes para […]
Recentemente, muitos medicamentos têm chamado a atenção de quem quer perder peso, entre eles, o Ozempic, o Wegovy e o Mounjaro. Os remédios foram criados para tratar a diabetes tipo 2, mas rapidamente se popularizaram […]
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, uma especiaria dourada amplamente utilizada na culinária e na medicina tradicional, é valorizada não apenas pelo seu sabor diferenciado, mas também por suas impressionantes propriedades benéficas para a saúde. […]
O grão-de-bico, uma leguminosa altamente nutritiva, é um verdadeiro tesouro na culinária e na promoção da saúde. Seu perfil nutricional é notável, destacando-se por ser uma excelente fonte de proteína, fibras solúveis e insolúveis, minerais […]
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade