Santa Catarina registrou o maior crescimento econômico do país no primeiro mês de 2025, com alta de 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado foi divulgado pelo Banco Central e é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). A média nacional ficou em 3,6%.
O resultado positivo catarinense foi impulsionado principalmente pelo bom desempenho dos setores de indústria, comércio e serviços, todos com crescimento acima da média brasileira. A indústria estadual avançou 8,6% em janeiro, frente à média nacional de 1,4%, segundo o IBGE. O setor de serviços cresceu 3,4%, enquanto o Brasil teve queda de 0,2%. Já o comércio teve alta de 8,3%, ocupando a terceira posição no ranking nacional.
Entre os fatores que influenciaram esse desempenho está a temporada de verão, que atraiu um número recorde de turistas ao estado. Os aeroportos catarinenses registraram 410 mil passageiros internacionais nos dois primeiros meses do ano, um aumento de 63% em relação ao mesmo período de 2024.
Programas estaduais como o Prodec, o Pró-Emprego e o TTD 489 também contribuíram para o cenário econômico favorável. Essas iniciativas oferecem incentivos fiscais e suporte para empresas que investem em Santa Catarina, fortalecendo a geração de emprego, renda e a competitividade da indústria local. O estado ainda aposta na ampliação de rotas internacionais, com voos diretos para Panamá e Lisboa, fortalecendo o setor de turismo e negócios.
Divulgação | Prefeitura de Itapema
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/SecomFoto: Prefeitura de BC | Divulgação
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Com faturamento de R$ 15,3 bilhões e crescimento de 17% em 2024, o Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, mantém 7º lugar no ranking nacional da ABRAS e lidera em Santa Catarina.
Santa Catarina registrou em março o financiamento de 40 mil veículos, número que representa alta anual e leve queda em relação a fevereiro, segundo a B3
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade