A “Lua Rosa” poderá ser observada neste domingo (13) em todas as regiões do Brasil, desde que o tempo esteja firme e o céu limpo. Apesar do nome, a lua não ficará rosa — a expressão vem da floração da planta Phlox, comum na primavera do hemisfério norte. Este ano, o fenômeno também será uma microlua, já que o satélite natural estará em seu ponto mais distante da Terra, a cerca de 405 mil quilômetros.
O ápice da lua cheia ocorrerá à 0h22 (horário de Brasília), marcando a primeira lua cheia do outono no hemisfério sul e sendo tradicionalmente chamada de “Lua Pascal” no calendário cristão, por ser usada no cálculo da data da Páscoa. A recomendação para melhor observação é buscar locais com baixa poluição luminosa, como áreas rurais, litorâneas ou afastadas dos centros urbanos.
Estados das regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde o céu costuma estar mais limpo nesta época do ano, devem ter melhores condições para observação. Em cidades como Biguaçu (SC), a previsão indica possibilidade de chuva, o que pode dificultar a visualização. A próxima lua cheia será em 12 de maio, conhecida como “Lua das Flores”.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.