Setor se apoia em datas comemorativas e estímulos econômicos para manter ritmo de crescimento em 2024
O setor de bares e restaurantes registrou alta de 4,9% no volume de serviços nos últimos 12 meses, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quinta-feira (10) pelo IBGE. O crescimento do segmento de alimentação fora do lar impulsionou o resultado geral do setor de serviços, que avançou 2,8% no mesmo período. Na comparação com fevereiro de 2023, o aumento foi de 2,2%, abaixo do registrado em janeiro deste ano, que foi de 3,4%.
A expectativa dos empresários é de que o ritmo de crescimento continue nos próximos meses, impulsionado por datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e festas regionais, como o São João no Nordeste. Segundo levantamento da Abrasel, 71% dos empresários esperavam faturar mais no feriado prolongado da Páscoa em relação à Semana Santa do ano passado, com previsão de aumento de até 20%.
Medidas econômicas, como a nova modalidade de crédito consignado privado, que injetou R$ 3,3 bilhões na economia em duas semanas, também colaboram com o otimismo do setor. Ainda assim, há preocupação com a continuidade desses estímulos. Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o crescimento no movimento tem ajudado a conter a inflação nos cardápios, apesar das margens de lucro estarem cada vez mais apertadas.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.