Com produção diversificada, estado exporta para mercados como EUA, Reino Unido e Alemanha
Santa Catarina se firmou como o terceiro maior exportador de mel do Brasil, atrás apenas de Piauí e Minas Gerais, com 5.476,8 toneladas vendidas ao exterior em 2023. No mesmo ano, o estado ocupou a oitava posição no ranking nacional de produção, com 4.234 toneladas, o que representa 6,6% da produção brasileira. Os principais destinos foram Estados Unidos (81%), Reino Unido (10,8%), Alemanha (4,5%), Bélgica (1,2%) e Canadá (1,1%).
De acordo com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a produção de mel no estado é bem distribuída. Santa Catarina conta com cerca de 13 mil apicultores e 358 mil colmeias. As regiões com mais produtores estão no Extremo Oeste (32%), Oeste (18%) e Meio-Oeste (16%). Já a maior concentração de colmeias está no Planalto Sul, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí.
A Epagri/Cepa acompanha a cadeia produtiva por meio do painel do Mel no Observatório Agro Catarinense. A ferramenta reúne dados desde 2013 e permite acesso por estado, regiões, microrregiões e municípios. Segundo a engenheira-agrônoma Cintia Uller Gómez, os dados são fundamentais para políticas públicas, linhas de crédito e ações sanitárias, e dependem da atualização constante dos cadastros dos produtores.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.