A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa oficialmente nesta segunda-feira (7) em Santa Catarina e nas demais regiões do país, com exceção da Região Norte, onde a aplicação será realizada no segundo semestre. Nesta primeira fase, o foco é vacinar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Em Santa Catarina, cerca de 3,3 milhões de pessoas integram os grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, profissionais da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, entre outros. As doses estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou que a vacinação será estendida para toda a população acima de 6 meses após o Dia D de mobilização, marcado para 10 de maio. Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses, das quais 67,6 milhões estão sendo distribuídas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A meta é vacinar 90% do público-alvo.
Quem estiver fora dos grupos prioritários pode buscar a vacina na rede particular ou aguardar a liberação de doses remanescentes ao fim da campanha oficial. A vacina integra o Calendário Nacional de Vacinação e tem o objetivo de reduzir complicações e internações causadas pelo vírus influenza.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.