Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, vem se destacando como um dos novos polos do mercado imobiliário no estado. Enquanto cidades como Balneário Camboriú e Itapema enfrentam escassez de terrenos e preços elevados, Barra Velha atrai construtoras e investidores com localização estratégica, praias preservadas e valores mais acessíveis.
Segundo dados da Brain Inteligência Estratégica, o Valor Geral de Vendas (VGV) da cidade saltou de R$ 562 milhões em 2021 para R$ 1,14 bilhão em 2024. O crescimento acompanha o avanço populacional registrado pelo IBGE: entre 2010 e 2024, a população de Barra Velha aumentou 130%, o segundo maior índice de Santa Catarina, atrás apenas de Itapoá.
Uma das construtoras que apostam no potencial de Barra Velha é a Torresani, tradicional no mercado de Blumenau e atualmente em processo de expansão para o Litoral catarinense. A cidade foi escolhida como um dos focos estratégicos da empresa. Segundo o presidente da incorporadora, Valter Torresani, o município se destaca por oferecer oportunidades raras na região. “Barra Velha reúne características muito atrativas para quem deseja investir no litoral catarinense. A cidade oferece a rara possibilidade de adquirir um imóvel frente ao mar por um valor significativamente mais competitivo do que em outros destinos tradicionais da região, além de estar em plena expansão urbana e econômica”, afirma.
Valter Torresani é presidente da Torresani Empreendimentos. (Foto: Divulgação)
Para acompanhar esse ritmo de expansão, a prefeitura tem adotado uma série de medidas estruturantes. Entre elas, estão a contratação de um plano de mobilidade urbana, a revisão do Plano Diretor — prevista para ser encaminhada à Câmara até junho — e a ampliação do perímetro urbano, buscando ordenar o crescimento e preservar áreas ambientais.
Outras ações em andamento incluem a instalação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, a construção de uma nova ponte pênsil sobre a Lagoa, com acessibilidade e iluminação, e os molhes da Praia da Península, que devem ampliar o potencial turístico da cidade. Na área da saúde, estão em obras três novas unidades básicas e o novo Pronto Atendimento, com mais da metade da construção concluída.
A cidade também investe em segurança, com a criação da Secretaria de Segurança Pública, implantação da Guarda Municipal e ampliação do sistema de videomonitoramento.
Com esse cenário de crescimento urbano planejado e oportunidades no setor imobiliário, construtoras como a Torresani já se instalam em Barra Velha. A empresa anunciou sete empreendimentos no município, sendo o primeiro o edifício Marine, de frente para o mar no bairro Tabuleiro, com apartamentos de três e quatro suítes e vista definitiva para o oceano.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Hard Rock Café será o destaque do empreendimento, com quatro pavimentos, incluindo dois restaurantes, um centro de eventos e um rooftop com vista panorâmica do mar
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade