O Projeto Limpeza dos Mares passou pela Praia do Centro, Costão das Vieiras e Caixa D’Aço
Cerca de 200 voluntários participaram da segunda etapa do Projeto Limpeza dos Mares de 2025, realizada no sábado (5) em Porto Belo. A ação percorreu a Praia do Centro, o Costão das Vieiras e o Caixa D’Aço, locais com grande concentração de embarcações de lazer. Ao todo, foram recolhidas 1,872 tonelada de resíduos sólidos, incluindo garrafas, redes de pesca, bitucas de cigarro, entulho e embalagens plásticas.
Durante os mergulhos no Caixa D’Aço, foram encontrados materiais não visíveis da superfície, como churrasqueiras, talheres e garrafas lacradas. O deslocamento das equipes subaquáticas contou com o apoio de embarcações da FAMAP, Marina Atlântida e Kappamar. Com esse resultado, o projeto ultrapassa a marca de 190 toneladas de lixo retiradas do mar desde sua criação.
A iniciativa é organizada pela ACATMAR (Associação Náutica Brasileira), Mundo MAR e Acquanauta Floripa, com patrocínio do FORT Atacadista. Representantes da prefeitura, Marinha, escoteiros e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente também participaram. Segundo os organizadores, o objetivo é não apenas limpar, mas conscientizar a população sobre o impacto do lixo no ecossistema marinho.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.