A primeira fase da Operação Limpa Fios, realizada nesta sexta-feira (4) em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, resultou na retirada de 1,1 tonelada de cabos irregulares e obsoletos na rua Marechal Deodoro, região central da cidade. A ação é uma parceria entre a prefeitura, a Celesc e 14 empresas de telecomunicação, com o objetivo de eliminar fios inutilizados que ocupam indevidamente os postes de energia.
Segundo a administração municipal, a operação-piloto reorganizou dez postes, com cabos etiquetados conforme a empresa responsável. Cabos sem autorização ou fora dos padrões técnicos serão notificados, e as empresas terão até 30 dias para regularizar a situação. Caso contrário, a remoção poderá ser feita de forma compulsória.
A iniciativa, que passará a ocorrer quinzenalmente, visa aumentar a segurança, facilitar a manutenção da rede e reduzir a poluição visual. “Essa limpeza melhora a paisagem urbana e o acesso técnico aos postes, beneficiando diretamente a população”, afirmou Maike da Silva, da Celesc. Parte da receita da ocupação regular dos postes é revertida aos consumidores na tarifa de energia.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.