keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

Balneário Camboriú assina Termo de Cooperação com a Fipe para transformar o município em uma cidade inteligente

O acordo prevê a modelagem do projeto de Smart Cities, com entrega prevista em sete meses

WhatsApp Image 2025 04 01 at 08.26.02 Visor Notícias
Foto: PMBC | Divulgação

Balneário Camboriú iniciou um projeto com foco na transformação do município em uma cidade inteligente. A prefeita Juliana Pavan assinou, nesta segunda-feira (31), em São Paulo, um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que será responsável pela modelagem do projeto de Smart Cities.

Com a formalização da parceria, a Fipe pode começar os trabalhos de desenvolvimento do modelo de cidade inteligente, que deverá ser concluído em até sete meses. O investimento de R$ 2,7 milhões será ressarcido futuramente por meio da concessão dos serviços, cabendo à empresa contratada o reembolso dos valores aplicados.

Entre as iniciativas previstas está prevista a instalação de um sistema de georreferenciamento dos postes, que estarão conectados a uma central de monitoramento. A estrutura permitirá o controle da luminosidade e a detecção de falhas, como lâmpadas queimadas. Todas as luminárias serão substituídas por modelos de LED, mais eficientes e duráveis.

Durante a viagem a São Paulo, a prefeita Juliana Pavan também visitou a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) para conhecer o modelo habitacional voltado a famílias de baixa e média renda. O programa, baseado em Parcerias Público-Privadas (PPP), prevê que o município ceda terrenos para a construção de moradias, enquanto a empresa parceira fica responsável por obras no entorno e pela implantação de equipamentos públicos como praças, unidades de saúde e escolas.

“Balneário Camboriú enfrenta um grande desafio na questão habitacional. Com a valorização do metro quadrado, muitos trabalhadores essenciais para a cidade já não conseguem morar aqui. Precisamos buscar soluções viáveis, e conhecer modelos bem-sucedidos nos ajuda a construir uma política habitacional eficiente”, afirmou Juliana Pavan.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Obra de macrodrenagem avança na Praia Central de Balneário Camboriú

Etapa norte recebe testes no solo e rebaixamento do lençol freático

Infraestrutura

Projeto do Parque Inundável de Camboriú avança para fase de análise do Governo Federal

Com investimento solicitado de R$ 131 milhões, proposta visa prevenir enchentes e garantir segurança hídrica para Camboriú e Balneário Camboriú

Infraestrutura

CRF Construtora inaugura Douro e reforça conceito atemporal na arquitetura de Brusque

Inspirado na elegância do Rio Douro, empreendimento marca a sexta entrega da construtora no município e fortalece expansão para Guabiruba

Infraestrutura

Nova ponte do Rio Perequê está prestes a ser liberada

Estrutura entre Itapema e Porto Belo deve ser inaugurada na próxima semana

Infraestrutura

Praia Central de BC recebe novos refletores de LED

Instalação visa restabelecer iluminação e reforçar segurança noturna

Mais notícias

Segurança

Quem era o caseiro que foi morto por onça-pintada no Pantanal

Vítima foi atacada por onça ao tentar coletar mel; partes do corpo foram localizadas após buscas com apoio da PM Ambiental

Segurança

Incêndio destrói casa de madeira na comunidade da 450 em Itapema

Fogo foi controlado pelos bombeiros antes de se alastrar; imóvel foi parcialmente destruído e local passará por perícia nos próximos dias