A demanda por crédito das empresas brasileiras subiu 11,3% em janeiro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo levantamento da Serasa Experian. O crescimento foi impulsionado pelas micro e pequenas empresas (MPEs), que registraram alta de 11,7% no período, enquanto médias e grandes companhias apresentaram queda. O resultado positivo também foi observado em todos os setores da economia e nas 27 Unidades Federativas.
De acordo com a economista Camila Abdelmalack, da Serasa Experian, o avanço pode ser reflexo de um cenário econômico desafiador. “Com juros elevados e inflação pressionando o consumo, muitas empresas têm buscado crédito para manter o caixa ou renegociar dívidas, e não necessariamente para investir ou expandir”, explicou.
Entre os setores, a maior alta na procura por crédito foi registrada na categoria “Demais” (16,5%), que inclui o agronegócio, setor financeiro e terceiro setor. Em seguida vêm os segmentos de serviços (16,4%), indústria (8,9%) e comércio (5,9%). No recorte por estados, os maiores crescimentos foram em Mato Grosso (22,2%), Mato Grosso do Sul (19,5%) e Rio Grande do Norte (17,9%).
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.