A praia do Campeche, em Florianópolis, recebeu neste fim de semana a primeira etapa de 2025 do projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), em parceria com o Mundo Mar e Acquanauta Floripa. A ação reuniu 150 voluntários e resultou na retirada de 650 quilos de lixo da faixa de areia, restingas e áreas costeiras.
Entre os resíduos coletados, mais de 5 mil bitucas de cigarro chamaram a atenção. Também foram encontrados colchonetes, barracas, roupas, garrafas de vidro e plástico, além de latas de alumínio. “Apesar do peso parecer pequeno, o volume e o impacto ambiental do lixo recolhido são expressivos”, destacou Michele Ferràri, coordenadora do projeto.
Com esta edição, o projeto já soma 188,15 toneladas de resíduos removidos dos mares e praias catarinenses em 47 ações realizadas. A próxima etapa está marcada para o dia 5 de abril, em Porto Belo.
A iniciativa conta com o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, Capitania dos Portos, Polícia Militar Ambiental, ICMBio, Corpo de Bombeiros e diversas empresas parceiras.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.