A Prefeitura de Navegantes transformará resíduos coletados durante o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em mobiliário urbano sustentável. O evento, realizado entre 5 e 12 de fevereiro, gerou cerca de oito toneladas de resíduos, sendo metade composta por materiais recicláveis. A iniciativa faz parte do projeto Lixo Zero, uma parceria entre o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e a ECO Local Brasil.
Os resíduos foram triados e parte será utilizada na fabricação de bancos ecológicos para instalação na cidade. Além disso, tampinhas plásticas poderão virar brinquedos, e lonas e banners serão reaproveitados para produzir utensílios e vasos. Parte do material foi encaminhada à Associação dos Agentes da Reciclagem de Navegantes (Recinave), enquanto itens de menor valor de reciclabilidade serão transformados em mobiliário urbano.
Segundo Diego Dias, superintendente do IAN, a ação reduz o descarte em aterros sanitários e promove economia circular. “O município economiza com transporte, os resíduos ganham nova utilidade e os catadores geram renda. É um benefício para todos, principalmente para o meio ambiente”, destacou.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.