O narrador esportivo Ivan Zimmermann, conhecido por sua cobertura da NFL e outros grandes eventos esportivos, morreu aos 64 anos. A informação foi confirmada por sua família na noite desta quarta-feira (5). Zimmermann sofreu um acidente de carro na Flórida, onde morava.
A NFL Brasil lamentou sua morte em uma rede social, destacando sua importância para a popularização da liga no Brasil. “A NFL lamenta profundamente o falecimento do ex-narrador da Band e ESPN, Ivan Zimmermann, que teve um papel fundamental na expansão do futebol americano no país”, escreveu o perfil oficial.
Nascido em Blumenau (SC), Zimmermann mudou-se para São Paulo aos 10 anos e se formou em jornalismo pela Metodista de São Bernardo do Campo em 1984. No ano seguinte, acompanhou a comitiva do então presidente José Sarney nos EUA para cobrir a reunião anual da ONU.
Após essa experiência, decidiu morar nos Estados Unidos, onde trabalhou dirigindo carretas e limousines. Em 1992, retornou ao jornalismo e se dedicou aos esportes, tornando-se narrador da ESPN, onde cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas e as principais ligas americanas (NFL, NBA, NHL e MLB).
Bordões marcantes e legado na TV brasileira
Ao longo da carreira, Zimmermann criou bordões icônicos, como “fogo na bomba”, “rasteja, verme” e “hasta la vista, baby”, que ficaram na memória dos fãs.
Em 2004, retornou ao Brasil e passou a integrar a equipe do BandSports, narrando grandes eventos como as Olimpíadas de Atenas e Pequim, além do Pan do Rio. Em 2006, participou da cobertura da Copa do Mundo na Alemanha pelo canal DirecTV.
O BandSports lamentou a perda, afirmando que o jornalismo esportivo perde um grande profissional. Já a ESPN Brasil ressaltou seu trabalho como uma das primeiras vozes da NFL no Brasil, classificando Zimmermann como um “narrador histórico”.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.