Balneário Camboriú celebrou o Ano Novo Chinês com um espetáculo de luzes na FG Big Wheel, no Pontal Norte, nesta terça-feira (28). A roda gigante se iluminou em tons de vermelho e dourado, cores que simbolizam felicidade, sorte e prosperidade na cultura chinesa, marcando a chegada de 2025, o Ano da Serpente de Madeira.
O show visual começou às 20h, horário escolhido por sua associação à prosperidade no simbolismo chinês. As projeções exibiram mensagens de Feliz Ano Novo em mandarim, inglês e português, além de animações da Serpente, animal que rege o novo ciclo do zodíaco chinês. A bandeira da China também foi destacada, reforçando os laços entre Santa Catarina e o país asiático.
Essa foi a primeira vez que o estado homenageou oficialmente o Ano Novo Chinês. Desde 2011, Balneário Camboriú mantém um acordo de irmandade com a cidade chinesa de Pingdingshan, na província de Henan. Para a paradiplomata Izabel Santos, especialista em relações sino-brasileiras, a celebração reforça a parceria entre as regiões e cria um ambiente propício para novos negócios.
O Festival da Primavera, como também é chamado, é a principal festividade da China e passou a integrar a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2024. Com duração de 15 dias, sempre iniciado na Lua Nova, o Ano da Serpente seguirá até 16 de fevereiro de 2026.
A celebração também marcou os 25 anos de cooperação entre Santa Catarina e a província chinesa de Heilongjiang, uma relação que inclui intercâmbios culturais e econômicos desde 1999. Em 2023, o Ano Novo Chinês foi oficialmente incluído no Calendário de Eventos do Estado, fortalecendo sua importância para a cultura catarinense.FG Big Wheel como palco de grandes homenagens.
A FG Big Wheel tem se consolidado como cenário de eventos e homenagens de relevância nacional e internacional. Em 2024, a roda gigante exibiu projeções especiais para marcar os 30 anos da morte de Ayrton Senna e celebrar o legado do cartunista Ziraldo. Também homenageou momentos históricos, como as eleições nos EUA, Argentina e Brasil, e a chegada da companhia aérea TAP a Santa Catarina.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Evento reunirá pesquisadores de mais de 15 países na Universidade Federal de Santa Catarina e abordará pautas de urgência global, entre elas a crise climática, a polarização política e ameaças à democracia
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade