Com um investimento de R$ 690 mil, o equipamento vai auxiliar no ensino, pesquisa e extensão em robótica e IA
Com um investimento de R$ 690 mil, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville receberá, nesta sexta-feira (20), seu primeiro robô humanoide. Desenvolvido pela fabricante chinesa Unitree, o equipamento será integrado aos projetos do Grupo de Automação de Sistemas e Robótica (GASR), vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).
De acordo com a Udesc, o humanoide é projetado para executar tarefas complexas, interagir com pessoas e ambientes e consideração gestos e comandos de voz. A tecnologia será utilizada no ensino para proporcionar aprendizado prático em robótica e inteligência artificial; na pesquisa, para desenvolver interfaces humano-robô, planejamento de movimentos e aprendizado de máquina; e na extensão, para capacitar a comunidade em aplicações da robótica no cotidiano, na indústria e em serviços. As informações foram obtidas pela reportagem do ND.
“Essa ferramenta será estratégica para ampliar a entrega de ciência, tecnologia e inovação da Udesc à sociedade catarinense e brasileira”, destacou o professor Douglas Wildgrube Bertol, que coordenou a aquisição.
O humanoide também tem capacidades como mobilidade em ambientes complexos, simulações industriais e educacionais e ações assistivas, com potencial para impactar setores como saúde, educação e indústria. Segundo Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, a empresa é responsável pela importação, o robô representa o que há de mais avançado no segmento.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.