As motos são conduzidas por técnicos de enfermagem capacitados para prestar o primeiro atendimento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itajaí implementou o serviço de motolâncias para agilizar o atendimento pré-hospitalar na região. Duas motocicletas já estão em operação, com foco em alcançar locais congestionados e de difícil acesso com maior rapidez e eficiência. A iniciativa busca reduzir o tempo de resposta em emergências.
As motolâncias são conduzidas por técnicos de enfermagem capacitados para prestar o primeiro atendimento. Equipadas com desfibriladores, cilindros de oxigênio e materiais para suporte básico de vida, as motos complementam as Unidades de Suporte Básico e Avançado do Samu. O modelo se destaca pela capacidade de contornar congestionamentos e acessar áreas de difícil entrada, como comunidades e zonas rurais, oferecendo um atendimento mais ágil e com menor custo operacional em relação às ambulâncias tradicionais.
Ampliação das motolâncias
Os secretários municipais de Saúde interessados em implantar o serviço de motolâncias devem enviar um pedido por meio de ofício, com anuência do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES). Antes da ampliação do serviço, será realizado um estudo de viabilidade técnica para avaliar se a implantação é possível na localidade. Além disso, os municípios devem contar com uma Unidade de Suporte Básico (USB) ativa para viabilizar o serviço.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.