keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina dobra número de médicos em 14 anos

Levantamento do CFM revela que SC tem três médicos para cada mil habitantes, superando média nacional

design horizontal 3 Visor Notícias
Foto Ilustrativa

Um estudo recente do Conselho Federal de Medicina (CFM) indica que Santa Catarina viu seu número de médicos dobrar nos últimos 14 anos, alcançando um total de 24.754 profissionais em 2024, ou seja, três médicos para cada mil habitantes. O relatório “Demografia Médica no Brasil”, divulgado em Brasília, mostra um aumento significativo desde 2010, quando o estado possuía 11.437 médicos registrados. Este crescimento acompanha a tendência nacional, onde o Brasil expandiu seu contingente de 304 mil médicos em 2010 para aproximadamente 576 mil em 2024.

O levantamento também destaca a distribuição desigual dos médicos, sendo a maior concentração encontrada na capital catarinense. Florianópolis sozinha abriga 5.823 médicos, representando 24% do total do estado, um reflexo direto da presença de infraestrutura hospitalar avançada e oportunidades de especialização. Apesar da disponibilidade de médicos em todos os municípios catarinenses, a densidade de 3,15 médicos por mil habitantes em Santa Catarina ainda supera a média nacional de 3,07.

Além disso, o estudo aborda a preocupação com a qualidade da formação médica devido ao aumento das escolas médicas sem os devidos critérios técnicos. José Hiran Gallo, presidente do CFM, enfatiza a necessidade de um planejamento cuidadoso e de gestão eficiente para assegurar a qualidade da assistência médica, além de políticas públicas que incentivem a distribuição equitativa dos médicos pelo país. A desigualdade na distribuição de médicos continua sendo um desafio, com estados economicamente mais desenvolvidos apresentando maiores densidades de médicos em comparação com regiões menos favorecidas.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Balneário Camboriú e Camboriú discutem integração na área da saúde

Reunião entre prefeitos no Hospital Ruth Cardoso tratou de ações conjuntas para melhorar o atendimento

Saúde

Entenda os riscos do frio para a saúde cardiovascular

Cuidados com a pressão arterial e o coração devem ser redobrados no outono e no inverno

Saúde

Veja as causas e os sintomas da artrite séptica no joelho

A doença causada por bactérias é uma urgência ortopédica que requer atenção

Saúde

Veja o papel da dieta saudável no alívio de dores crônicas

Médicos explicam a importância de uma boa alimentação para melhorar a qualidade de vida

Saúde

8 benefícios da vitamina B6 para a saúde

Farmacêutica explica a importância desse macronutriente para o funcionamento adequado do organismo

Mais notícias

Economia

Projeto cria o Super MEI para quem fatura até R$ 140 mil

Nova categoria propõe transição entre MEI e microempresa com mais limite de receita, dois funcionários e tributo simplificado

Tempo

Santa Catarina terá calor e risco de temporais nesta sexta-feira

Frente fria avança e provoca tempestades com raios, ventos fortes e chance de granizo, principalmente no Oeste e divisa com o RS