keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Gaeco investiga grupo neonazista por incitar discriminação e planejar atos violentos

Operação Overlord desarticula célula extremista que promovia discursos de ódio e planejava ações violentas no Brasil

54082621961 47e6c6790a c e1729518424644 Visor Notícias
Foto: Divulgação / Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, nesta segunda-feira (21), a Operação Overlord, com o objetivo de desarticular um grupo neonazista investigado por incitação à discriminação, apologia ao nazismo e planejamento de atos violentos. A ação foi realizada em cinco estados e resultou na prisão de quatro integrantes.

A operação ocorreu simultaneamente em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Sul, com oito mandados de busca e apreensão. A investigação revelou que o grupo promovia discursos de ódio e realizava rituais de “batismo” para novos membros, fortalecendo sua coesão e adesão à ideologia extremista.

Entre os presos, destacam-se um líder do grupo, suspeito de envolvimento em um homicídio ideológico em 2011, e um militar da ativa, cujo conhecimento em táticas de combate e uso de armas aumentava o risco de suas ações.

Além de promoverem encontros com bandeiras nazistas, o grupo mantinha uma banda que se apresentava em eventos neonazistas, atraindo novos seguidores. A operação contou com a colaboração de órgãos nacionais e internacionais, como o Ministério da Justiça e a Embaixada dos Estados Unidos, destacando a importância da cooperação entre agências no combate ao extremismo.

O nome da operação, Overlord, faz referência à ofensiva aliada na Segunda Guerra Mundial, simbolizando a determinação das forças policiais em desmantelar movimentos extremistas que ameaçam a paz social no Brasil.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Guararema News

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Adolescente esfaqueia colega perto de escola em SC

Vítima de 17 anos foi ferida no tórax e antebraço após discussão em frente a escola

Segurança

Cobra é flagrada em frente a casa no Sertão do Trombudo em Itapema; confira o vídeo

Animal pertence à família Colubridae, que reúne espécies majoritariamente não peçonhentas

Segurança

Muro de ginásio de escola desaba e fere crianças durante vendaval em SC

Seis crianças tiveram ferimentos leves após parte do muro do ginásio cair na tarde desta sexta-feira (9)

Segurança

Polícia realiza operação contra tráfico em Florianópolis

Ação apreendeu haxixe e prendeu dois suspeitos no Norte da Ilha; operação foi conduzida pela DECOD com apoio de outras delegacias

Segurança

Microexplosão com ventos de 100 km/h causa estragos no Extremo-Oeste de SC

Fenômeno conhecido como “downburst” atingiu Itapiranga nesta sexta (9), destelhou casas, derrubou árvores e causou destruição

Mais notícias

Tempo

Defesa Civil emite alerta de temporais para cidades do Litoral Norte e Vale do Itajaí

Aviso vale para as próximas duas horas e inclui risco de raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos

Saúde

Hospital de Florianópolis irá suspender atendimento materno-infantil para obras

Hospital amplia estrutura para dobrar capacidade de atendimento