Santa Catarina tem 78% dos pontos próprios para banho
Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho
Confira o passo a passo para justificar o voto pelo aplicativo
Eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no dia da eleição têm a opção de justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título. Essa ferramenta digital, disponível para dispositivos Android e iOS, permite que os eleitores realizem a justificação das 8h às 17h, horário oficial de votação, de forma prática e rápida.
Para iniciar o processo de justificativa, o usuário deve abrir a página oficial do aplicativo, acessar a seção “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”. Importante destacar que no dia da eleição, não é necessário anexar qualquer documento para comprovar o motivo da ausência, facilitando ainda mais o procedimento.
Além da funcionalidade de justificativa, o e-Título também permite aos usuários acessar o histórico de justificativas anteriores, uma opção útil para manter o controle das eleições das quais não puderam participar.
Além do aplicativo, eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição podem justificar a ausência em qualquer local de votação.
Basta comparecer a um desses locais e realizar a justificativa presencialmente. O e-Título também oferece a opção “Justificativa presencial”, que permite consultar os endereços onde a justificativa pode ser feita.
Outra alternativa é o uso do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O formulário pode ser preenchido e entregue pessoalmente ou enviado à Justiça Eleitoral para formalizar a justificativa.
A Justiça Eleitoral lançou uma nova atualização do aplicativo e-Título no dia 1º de setembro e recomenda que os eleitores baixem a versão mais recente o quanto antes. A medida visa evitar possíveis problemas de conexão à medida que se aproxima o primeiro turno das Eleições 2024, marcado para 6 de outubro. Vale lembrar que, nos dias de votação – 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno) – não será possível baixar o aplicativo.
Para atualizar o e-Título, basta acessar a seção de atualizações da loja de aplicativos do seu dispositivo, seja Google Play ou Apple Store, e clicar em “atualizar”. A nova versão trouxe melhorias na identificação por biometria, consulta ao local de votação e aprimoramentos no desempenho geral do app.
A recomendação é que os eleitores realizem o procedimento o quanto antes para garantir o pleno funcionamento do aplicativo durante o processo eleitoral, evitando imprevistos e garantindo acesso às funcionalidades essenciais, como justificativa de ausência e consulta ao local de votação.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: ND+
Campo Grande (MS) e Aracaju (SE) elegeram mulheres no segundo turno das eleições municipais, realizado neste domingo (27)
Quase 34 milhões de eleitores poderão escolher prefeitos
Quem não votou deve enviar documentação à Justiça Eleitoral
Porcentagem corresponde à média das cidades de SC
Nirdo Artur Luz, mais conhecido como Pitanta, é parlamentar na cidade desde 1976
Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho