O primeiro voo experimental de um “carro voador” no Brasil aconteceu na manhã desta sexta-feira (20) em Quadra, no interior de São Paulo. O modelo testado foi o EH216-S, um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) desenvolvido pela empresa chinesa EHang. A operação, não tripulada, foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e marca um avanço na inovação tecnológica de transporte aéreo no país.
Representada no Brasil pelas empresas AT Global e GoHobby, a EHang conduziu o teste a 80 quilômetros de São Paulo. Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, foi o primeiro brasileiro a pilotar remotamente o EH216-S. Segundo a empresa, Jeovan Alencar será o próximo comandante a operar a aeronave de forma remota no país. O evento contou com a participação de autoridades brasileiras e chinesas, além de representantes do setor e imprensa.
O EH216-S tem capacidade para transportar até duas pessoas, com uma carga útil de 220 kg e alcance de cerca de 30 km. A aeronave é totalmente operada de forma remota, utilizando um avançado sistema de comando e controle que permite ao piloto monitorar e gerenciar o voo em tempo real, sem precisar estar a bordo.
Desde dezembro de 2023, o modelo vem sendo apresentado ao público em eventos com o objetivo de popularizar a tecnologia. Segundo a pesquisa da MundoGeo, o Brasil já é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China, com grande potencial de uso em metrópoles como São Paulo e áreas remotas sem infraestrutura.
Com a previsão de que os “carros voadores” comecem a operar em zonas rurais ainda em 2024, a GoHobby se posiciona na vanguarda da inovação no agronegócio. Embora os preços ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é de que essa tecnologia ofereça uma nova dimensão à mobilidade rural, facilitando o acesso a áreas de difícil alcance.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.