O site verifica se o documento está armazenado e oferece orientações sobre como proceder para a sua retirada, caso seja localizado
Cidadãos de Santa Catarina que perderam suas carteiras de identidade agora contam com um recurso online para auxiliar na recuperação do documento.
Através de um portal desenvolvido pela Polícia Científica, é possível verificar se o documento perdido foi recolhido pelo órgão estadual. O site não só verifica a presença do documento no depósito da Polícia Científica como também orienta sobre os procedimentos para sua retirada, caso seja encontrado.
Caso a carteira de identidade seja localizada, o dono deverá entrar em contato com o órgão para saber como fazer para retirá-la através do telefone (48) 3665-8562 ou email carteiradeidentidade@policiacientifica.sc.gov.br.
Para aqueles cujos documentos não estão no depósito, o portal oferece instruções detalhadas sobre como solicitar a emissão de uma nova carteira de identidade. Além disso, a Polícia Científica recomenda que, em caso de perda, os cidadãos registrem um boletim de ocorrência para formalizar a situação e evitar possíveis usos indevidos da identidade.
O site também serve como um canal de comunicação para quem encontrar uma carteira de identidade perdida, orientando a entrega em qualquer posto dos Correios. Vale ressaltar que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) não apenas serve como documento de identificação principal em todo o território nacional, mas também pode ser usada como substituto do passaporte em países do Mercosul, desde que esteja válida e em bom estado.
*Supervisionado por Everton Palaoro
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