Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão finalizando o desenvolvimento de um satélite voltado para o monitoramento de queimadas e eventos climáticos. O projeto é realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e busca criar uma constelação de pequenos satélites para coletar dados em todo o Brasil.
O dispositivo, coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra, do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais (SpaceLab), possui 20 centímetros de altura por 10 centímetros de largura. A equipe de 25 pesquisadores está realizando os últimos testes para o lançamento, previsto para março do próximo ano.
O satélite, além de monitorar queimadas em tempo real, fornecerá informações ambientais críticas, como temperatura, umidade e níveis de poluição. Se lançado conforme planejado, será o primeiro satélite brasileiro em órbita a partir de uma base no país, em Alcântara, no Maranhão, operando a 600 quilômetros de altitude.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.