Desde o dia 16 de agosto, Santa Catarina vem sendo impactada pela fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil, conforme a Defesa Civil. Esse fenômeno está prejudicando algumas culturas em Itajaí, no Litoral Norte catarinense, especialmente a plantação de cebolinha. Segundo a Epagri, o ozônio presente na fumaça provoca a queima das pontas das plantas, afetando seu desenvolvimento.
A cebolinha, uma cultura particularmente sensível, foi a mais prejudicada pela fumaça. Além disso, há o risco de chuva negra, que pode formar uma barreira nas folhas das plantas, dificultando a fotossíntese e impactando negativamente a produção agrícola. O fenômeno preocupa produtores locais, que já sentem os efeitos nas colheitas.
Além dos danos agrícolas, a fumaça tem causado problemas de visibilidade em rodovias, na navegação marítima e aérea, conforme relatou o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins. A qualidade do ar também caiu, afetando pessoas com problemas respiratórios, que podem sofrer com alergias, bronquites, e sintomas como ardência nos olhos e garganta seca.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.