O Ministério dos Portos deu sinal verde para a formação de uma parceria público-privada (PPP) que financiará as obras de dragagem na baía da Babitonga, em Santa Catarina. O projeto, com investimento estimado em R$ 300 milhões, visa aprofundar o canal externo, permitindo a entrada de navios maiores nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá.
O ministro Silvio Costa Filho deve visitar Santa Catarina ainda este mês para autorizar oficialmente o Porto de São Francisco do Sul a contratar as obras, que serão pagas antecipadamente pelo Porto Itapoá, por meio de tarifas portuárias.
A obra contará com a remoção de mais de 12 milhões de metros cúbicos de sedimentos, com expectativa de ampliar o calado de 14 para 16 metros. Isso permitirá que cargueiros de até 366 metros, maiores que os atuais, utilizem o canal. Além disso, parte da areia retirada será usada para o alargamento das praias de Itapoá.
A licença ambiental de instalação, em trâmite, é a última etapa antes do início das obras, previsto para o final do processo de concorrência.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.