A Polícia Civil de Santa Catarina, através da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (4DECOR), iniciou a Operação Limpeza Urbana para investigar alegações de superfaturamento em serviços de limpeza urbana no município de Gaspar. Os serviços investigados, que ocorreram entre 2017 e 2023, incluem varrição manual e mecanizada, carpina, roçada e outras manutenções em vias públicas, e estavam inicialmente subordinados à Secretaria de Obras da cidade.
Documentos e depoimentos indicam que várias medições dos serviços prestados foram inflacionadas, com registros que excediam as dimensões reais dos terrenos municipais, principalmente nas áreas verdes. Essas irregularidades foram supostamente aprovadas por funcionários públicos responsáveis pela fiscalização dos contratos.
Durante a operação, a Polícia Civil também identificou uma possível conexão preocupante entre os setores público e administrativo: o serviço, que antes era gerenciado pela Secretaria de Obras, foi transferido para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Gaspar. Intrigantemente, a mesma pessoa que antes ocupava o cargo de Secretário de Obras é agora o presidente do SAMAE, indicando potenciais conflitos de interesse.
A operação incluiu buscas nas residências dos fiscais de contratos e dos ex-secretários de obras, onde foram coletadas evidências de pagamentos superfaturados. A investigação contou com a participação da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), as 1ª, 2ª e 3ª Delegacias Especializadas em Combate à Corrupção, a DECOR/DEIC, além de policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau, da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, e da Delegacia de Timbó, todas coordenadas pela 4ª DECOR.
A Polícia enfatiza que a operação é um esforço contínuo para erradicar a corrupção e garantir a transparência e integridade dos serviços públicos em Santa Catarina.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: NSC total
Sobre o autor:
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade