keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação limpeza urbana investiga superfaturamento em SC

Os serviços investigados incluem varrição manual e mecanizada, carpina, roçada e outras manutenções em vias públicas

Homem mata colega de trabalho em Curitibanos Visor Notícias
Foto: Ilustrativa

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (4DECOR), iniciou a Operação Limpeza Urbana para investigar alegações de superfaturamento em serviços de limpeza urbana no município de Gaspar. Os serviços investigados, que ocorreram entre 2017 e 2023, incluem varrição manual e mecanizada, carpina, roçada e outras manutenções em vias públicas, e estavam inicialmente subordinados à Secretaria de Obras da cidade.

Documentos e depoimentos indicam que várias medições dos serviços prestados foram inflacionadas, com registros que excediam as dimensões reais dos terrenos municipais, principalmente nas áreas verdes. Essas irregularidades foram supostamente aprovadas por funcionários públicos responsáveis pela fiscalização dos contratos.

Durante a operação, a Polícia Civil também identificou uma possível conexão preocupante entre os setores público e administrativo: o serviço, que antes era gerenciado pela Secretaria de Obras, foi transferido para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Gaspar. Intrigantemente, a mesma pessoa que antes ocupava o cargo de Secretário de Obras é agora o presidente do SAMAE, indicando potenciais conflitos de interesse.

A operação incluiu buscas nas residências dos fiscais de contratos e dos ex-secretários de obras, onde foram coletadas evidências de pagamentos superfaturados. A investigação contou com a participação da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), as 1ª, 2ª e 3ª Delegacias Especializadas em Combate à Corrupção, a DECOR/DEIC, além de policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau, da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, e da Delegacia de Timbó, todas coordenadas pela 4ª DECOR.

A Polícia enfatiza que a operação é um esforço contínuo para erradicar a corrupção e garantir a transparência e integridade dos serviços públicos em Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC total

Sobre o autor:
Jessica
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Homem é preso após pilotar bêbado e avançar com moto em agente em BC

Condutor fez manobras perigosas, causou acidente com viatura e resistiu à prisão

Segurança

Responsável por fábrica interditada em Itapema é detido

Vigilância Sanitária segue nesta segunda-feira (5) com a limpeza e o descarte dos produtos

Segurança

Bombeiros fazem buscas por homem desaparecido em praia da Grande Florianópolis

Vítima desapareceu após pedir socorro a cerca de 150 metros da praia

Segurança

Buscas continuam por homem que desapareceu após sair de confraternização de empresa em SC

Ele participou de uma festa no dia 1º de maio, enviou uma mensagem misteriosa aos amigos e, desde então, está desaparecido

Segurança

Família pede ajuda para encontrar adolescente desaparecido em São João Batista

Segundo relato do pai, o jovem saiu por volta das 18h deste domingo (4), informando que iria para a casa da mãe, em Canelinha

Mais notícias

Educação

Prazo para correções nos cadastros do Universidade Gratuita abre nesta semana

Estudantes têm entre os dias 6 e 8 de maio para corrigir o cadastro

Segurança

Homem é preso após pilotar bêbado e avançar com moto em agente em BC

Condutor fez manobras perigosas, causou acidente com viatura e resistiu à prisão