Cientistas da Itália e Espanha descobriram que fragmentos resultantes da colisão entre uma sonda e o asteroide Dimorphos podem gerar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem. A colisão, que ocorreu em 2022, foi intencionalmente causada pela NASA como parte de uma missão para testar a viabilidade de desviar a rota de um asteroide que ameace a Terra.
De acordo com informações divulgadas pela Superinteressante, os cientistas usaram um supercomputador da NASA para simular o comportamento dos fragmentos, que variam de 30 micrômetros a 10 cm. Esses detritos, embora pequenos e inofensivos para a Terra, devem atingir o nosso planeta, a Lua e até Marte. No entanto, o fenômeno astronômico está previsto para ocorrer apenas daqui a 30 anos.
A missão, que parece saída de um filme de ficção científica, foi bem-sucedida em na intenção, mas acabou gerando uma série de fragmentos que agora seguem em direção a diferentes corpos celestes. Enquanto os fragmentos menores devem apenas criar um espetáculo de meteoros na Terra, algumas rochas maiores estão em rota de colisão com Marte, representando uma possível preocupação para o planeta vizinho.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.