Na manhã desta quarta-feira (28), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhou o envio de 20 bombeiros militares para auxiliar no combate aos incêndios florestais que devastam áreas no Mato Grosso do Sul. A equipe será destacada para atuar nas cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana, regiões gravemente afetadas pelas chamas.
A ação, denominada “Operação Pantanal”, prevê uma duração inicial de 15 dias, com possibilidade de revezamento das equipes para assegurar a continuidade das operações e a segurança dos bombeiros. “Estamos mandando nossos melhores homens com expertise nesse tipo de trabalho que é o combate a incêndios. Nossos bombeiros estão indo para ficar o tempo que for necessário”, afirmou o governador durante o ato de envio realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado.
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Jefferson de Souza, destacou que a equipe enviada é altamente especializada em combate a incêndios florestais e está equipada com ferramentas específicas para essa missão. Além dos profissionais, o grupo conta com seis caminhonetes 4×4, motobombas, abafadores, sopradores, rádios de comunicação e retardantes químicos.
Esta não é a primeira vez que bombeiros catarinenses são enviados para auxiliar no combate a incêndios no Pantanal. Em 2020 e 2021, equipes do estado já haviam atuado na região. A missão atual reforça o compromisso de Santa Catarina em apoiar outros estados em situações de crise.
Os incêndios no Mato Grosso do Sul têm causado sérios danos à fauna e flora, e a presença dos bombeiros catarinenses será crucial para reforçar as ações de combate, atuando em conjunto com as equipes locais.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade