Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Civil deflagrou a “Operação Catena” para desarticular um grande esquema de transporte de drogas com ramificações em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante a operação, foram cumpridos 32 mandados judiciais, incluindo 19 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva, três deles na cidade de Maravilha, no Oeste catarinense.
A investigação, que já durava quase um ano, começou após a identificação de um carregamento de drogas que seria transportado por meio aéreo até o litoral, mas que acabou não ocorrendo. A partir daí, a polícia descobriu um esquema complexo que envolvia o transporte de drogas em meio a cargas lícitas usando uma frota de caminhões.
Em abril deste ano, a operação resultou na apreensão de mais de 700 kg de maconha em Bom Jesus do Oeste, SC, além da captura de três pessoas e a apreensão de um caminhão e um veículo de apoio. Na ocasião, foi frustrada uma carga que poderia chegar a 2,5 toneladas de maconha, com indícios de que o grupo planejava transportar cerca de 70 toneladas da droga.
O principal alvo da operação foi preso pela Brigada Militar e, segundo as investigações, utilizava um veículo de luxo vinculado a uma investigação do Ministério Público. A operação também resultou no sequestro de 19 veículos, incluindo caminhões, uma motocicleta esportiva, uma moto aquática e outros veículos de luxo, além do bloqueio de aproximadamente R$ 27 milhões em bens dos investigados.
A Polícia Civil informou que a operação continua com o objetivo de prender outros envolvidos e recuperar mais bens ligados ao esquema criminoso.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.