Santa Catarina registrou um significativo acesso à internet entre sua população, com 90,4% dos residentes com mais de 10 anos utilizando a rede em 2023, segundo dados do módulo Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Este dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (16), mostra um crescimento em relação aos 88% em 2022 e um salto considerável desde os 71,3% em 2016. Notavelmente, a inclusão digital entre os idosos também aumentou, com 68,9% deles acessando a internet, um dos maiores percentuais do país.
O uso da internet entre os estudantes catarinenses também se destacou, com 93,3% deles online em 2023, colocando o estado como o oitavo maior índice do Brasil. A principal ferramenta de acesso continua sendo o celular, utilizado por 98,8% dos usuários, seguido pela televisão, que viu um aumento significativo de 15,4% em 2016 para 65,4% em 2023. Este último dado coloca Santa Catarina à frente de outros estados como o Rio Grande do Sul e Espírito Santo, liderando o uso da internet pela TV no país.
Contrastando com a crescente popularidade dos smartphones e TVs, o acesso à internet via microcomputadores e tablets em Santa Catarina viu uma redução, de 73% em 2016 para 43,3% em 2023 para PCs e de 17,3% para 9% para tablets. Ainda assim, o estado possui o terceiro maior percentual nacional de acesso à internet por esses dispositivos. Além disso, a pesquisa revelou que a maioria dos catarinenses que não usaram a internet em 2023 possuíam, no máximo, o ensino fundamental incompleto ou eram idosos, com muitos citando a falta de habilidade ou necessidade como principais motivos para não estar online.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.