keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Mais de 90% dos catarinenses têm acesso à internet

Dados da PNAD Contínua foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE

colunas celular6 210319 getty 1 768x512 1 Visor Notícias
Getty Images

Santa Catarina registrou um significativo acesso à internet entre sua população, com 90,4% dos residentes com mais de 10 anos utilizando a rede em 2023, segundo dados do módulo Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Este dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (16), mostra um crescimento em relação aos 88% em 2022 e um salto considerável desde os 71,3% em 2016. Notavelmente, a inclusão digital entre os idosos também aumentou, com 68,9% deles acessando a internet, um dos maiores percentuais do país.

O uso da internet entre os estudantes catarinenses também se destacou, com 93,3% deles online em 2023, colocando o estado como o oitavo maior índice do Brasil. A principal ferramenta de acesso continua sendo o celular, utilizado por 98,8% dos usuários, seguido pela televisão, que viu um aumento significativo de 15,4% em 2016 para 65,4% em 2023. Este último dado coloca Santa Catarina à frente de outros estados como o Rio Grande do Sul e Espírito Santo, liderando o uso da internet pela TV no país.

Contrastando com a crescente popularidade dos smartphones e TVs, o acesso à internet via microcomputadores e tablets em Santa Catarina viu uma redução, de 73% em 2016 para 43,3% em 2023 para PCs e de 17,3% para 9% para tablets. Ainda assim, o estado possui o terceiro maior percentual nacional de acesso à internet por esses dispositivos. Além disso, a pesquisa revelou que a maioria dos catarinenses que não usaram a internet em 2023 possuíam, no máximo, o ensino fundamental incompleto ou eram idosos, com muitos citando a falta de habilidade ou necessidade como principais motivos para não estar online.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

WhatsApp lança recurso para proteger conversas e impedir exportações

Nova função de privacidade impede exportação de conversas e salvamento automático de mídias, mas ainda permite capturas de tela pelos participantes

Tecnologia

Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias

Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real

Tecnologia

Alunos brasileiros conquistam prêmio em mundial de robótica nos Estados Unidos

Equipe do Colégio Visconde de Porto Seguro foi destaque no FIRST LEGO League World Festival em Houston

Tecnologia

Florianópolis tem maior PIB de tecnologia entre capitais

Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento

Tecnologia

WhatsApp apresenta instabilidade e falha ao enviar mensagens neste sábado

Usuários relatam erros no envio de mensagens e mídias desde as 7h

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Termo de Cooperação reforça fiscalização e segurança no mercado imobiliário

Acordo entre MP, CRECI-SC, ACIESC e cartórios pretende combater irregularidades e proteger consumidores

Saúde

SC está entre os estados com maior cobertura vacinal da gripe

Estado aplicou mais de 520 mil doses e superou a média nacional