O Oceanic Aquarium, em colaboração com o Projeto Tamar, está realizando uma exposição que destaca os impactos humanos na biodiversidade das tartarugas marinhas, quatro das cinco espécies encontradas no Brasil estão classificadas como ameaçadas. Segundo dados do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), as espécies tartaruga-de-couro, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-oliva e tartaruga-de-pente enfrentam sérios riscos, principalmente devido à captura incidental em atividades pesqueiras e poluição.
A exposição, que segue até o próximo domingo, 18, no Oceanic Aquarium, busca conscientizar o público sobre a importância da conservação das tartarugas marinhas. Os visitantes têm a oportunidade de ver réplicas em tamanho real, cascos autênticos, ovos conservados e filhotes, além de placas explicativas. Carla Rosário, coordenadora do Departamento de Educação para Conservação do Oceanic Aquarium, enfatiza a importância de ações educativas para combater a poluição e preservar os oceanos e suas espécies.
Desde a década de 1980, o Projeto Tamar tem trabalhado intensivamente na recuperação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro, obtendo progressos significativos através de pesquisa, conservação e inclusão social. Essas iniciativas têm contribuído para a recuperação populacional dessas espécies, o aumento do conhecimento científico, o envolvimento das comunidades costeiras na proteção desses animais e o fortalecimento do apoio social à sua preservação.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.