keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Pesquisa aponta que Itapema lidera valorização do mercado imobiliário

Apartamentos de quatro dormitórios foram os que tiveram maior valorização

18d5b833128d681a9ae614d45813b3eb Visor Notícias

O Anuário do Cenário Imobiliário em 2018, que foi recentemente concluído pelo Sindicato da Habitção (Secovi), destaca o município de Itapema como o primeiro lugar no ranking de imóveis com maior valorização na região. Segundo informações divulgadas pela colunista Dagmara Spautz, os imóveis alcançaram aumento de em média 8,9% no metro quadrado dos apartamentos – o dobro do índice atingido em 2017.

Os apartamentos de quatro dormitórios, de maior valor de venda, foram também os que tiveram maior valorização: o índice alcançou 10,2% entre janeiro a dezembro do ano passado. A pesquisa avaliou o preço de venda de imóveis em Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú, os três maiores mercados da região. Entre os três municípios, Balneário teve aumento na média de valorização, que saltou de 4%, em 2017, para 5,9% em 2018. Já Itajaí registrou retração – de 5,5% para 0,8%.

Presidente do Secovi-SC, Sérgio Luiz dos Santos avalia que a valorização mais tímida em Itajaí se deve à grande oferta de mercado – resultado do boom da construção da civil nos últimos cinco anos. Diferente de Itapema e Balneário Camboriú, foram os apartamentos menores, de um dormitório, que alcançaram o melhor índice de valorização na cidade: 5%.

Embora Itapema lidere a valorização, Balneário Camboriú segue no topo do ranking quando o assunto é preço. O metro quadrado de um apartamento de quatro dormitórios custa R$ 13 mil, quase o dobro da cidade vizinha. A escassez de terrenos explica a supervalorização do metro quadrado.

O Secovi deve lançar uma nova pesquisa de mercado em agosto, com os dados do primeiro semestre deste ano. Para o presidente do sindicato, a tendência é que os índices permaneçam semelhantes aos de 2018. Santos avalia que, diante da economia retraída, a indústria da construção civil tem segurado novos lançamentos, e isso interfere nas oscilações de preço – a tendência é “segurar” os valores, o que pode indicar um bom momento para investidores. O presidente do Secovi aposta em medidas de crescimento econômico com obras públicas e financiamento de baixo custo, para aumentar a capacidade de compra, como forma de reaquecer o mercado.

 

 

Fonte Dagmara Spautz 

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Três cidades de SC garantem bolada em sorteio milionário da Mega-Sena

As apostas de SC que ganharam na quina da Mega-Sena foram todas de jogos simples, feitos presencialmente em lotéricas

Cidades

Portal Navega Mais Empregos está com 161 vagas de trabalho disponíveis

Entre as vagas, já quatro de estágio, duas de jovem aprendiz e duas temporárias

Cidades

Porto Belo assina Ordem de Serviço para construção do mirante no Morro de Zimbros

Obra terá investimento de mais de R$ 1 milhão provenientes de recursos próprios do município

Cidades

Abrigo de inverno está aberto para população em situação de rua em Itajaí

Espaço funciona das 19h às 7h, inclusive durante todo o fim de semana

Mais notícias

Segurança

Homem escapa da morte após arma de suspeito falhar duas vezes no Oeste de SC

Suspeito tentou atirar três vezes em vítima em restaurante de Chapecó, mas apenas um disparo foi efetuado; agressor fugiu

Geral

Criança de 5 anos de SC entra para grupo de alto QI no Brasil

Zayan Frizon Marques, de São Miguel do Oeste, apresentou quociente de inteligência de 140 em avaliação realizada antes dos 4 anos