keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Samu realizou mais de 8 mil atendimentos a gestantes no primeiro semestre em SC

Em alguns casos, bebês nascem antes da chegada do Samu, seja em casa ou na ambulância

design horizontal 2024 08 15T075710.794 Visor Notícias
Foto: Divulgação / Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Catarina não só atende casos graves e emergências, mas também realiza o transporte de gestantes para maternidades. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 8.314 atendimentos envolvendo grávidas no estado. Frequentemente, bebês apressadinhos nascem antes da chegada do Samu, seja em casa ou durante o transporte.

As equipes enfrentam momentos desafiadores e emocionantes durante partos fora de ambientes hospitalares, como em ambulâncias. “Ao chegar ao local, a equipe do Samu realiza uma avaliação detalhada da grávida, verificando sinais vitais e condições específicas da gravidez”, explica Adriana Bueno, enfermeira intervencionista da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu de São José.

Se necessário, intervenções são feitas para estabilizar mãe e bebê, incluindo administração de medicamentos e monitoramento contínuo dos sinais vitais. Participar de um parto fora do hospital cria uma conexão emocional única entre a família e a equipe de atendimento. Adriana destaca que, em muitas ocasiões, ela convidou o pai para cortar o cordão umbilical, considerando o momento como um dos mais gratificantes de sua carreira.

No entanto, partos emergenciais podem levar a complicações inesperadas, como hemorragias ou sofrimento fetal, que são difíceis de manejar em uma ambulância. Com mais de 16 anos de experiência, Adriana alerta para a importância de realizar o parto em ambiente hospitalar, quando possível, para garantir a segurança de mãe e bebê.

Samu 2 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação/Samu

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Bebês da UTI Neonatal do Hospital Jaraguá ganham trajes de Páscoa

Ação busca levar acolhimento às famílias de recém-nascidos

Saúde

Florianópolis tem novo ponto de vacinação no Centro

Local também oferece horários estendidos e campanhas aos sábados

Saúde

Anvisa obriga entrega de receita para Ozempic e outras canetas emagrecedoras

Medida afeta remédios como Ozempic e Wegovy; decisão entra em vigor 60 dias após publicação no Diário Oficial e visa coibir uso indiscriminado

Saúde

Mãe faz vaquinha para vacina de filho após transplante de medula

João Henrique, de 8 anos, venceu um transplante de medula e precisa da vacina Meningo B, não fornecida pelo SUS, para voltar à escola e à rotina

Saúde

Itapema reforça orientações sobre atendimento à dengue

Pacientes com sintomas devem procurar a UBS mais próxima; casos graves são atendidos no hospital e na UPA

Mais notícias

Geral

Dupla de Páscoa vai pagar prêmio recorde de R$ 50 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas, no site ou aplicativo Loterias Caixa

Tempo

Frente fria provoca chuva e rajadas de vento neste sábado em Santa Catarina

Previsão indica pancadas com trovoadas e mar agitado