keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Google implementa ‘modo ladrão’ para proteção de celulares Android no Brasil

Tecnologia foi idealizada na subsidiária da empresa em Belo Horizonte e está sendo testada inicialmente no Brasil; saiba como funciona

WhatsApp Image 2024 08 06 at 14.15.50 Visor Notícias
Foto: Pinterest/ Reprodução

A partir desta quarta-feira (7), usuários brasileiros de smartphones Android, versão 10 ou superior, têm acesso a uma nova ferramenta antirroubo, desenvolvida pelo Google. Batizada de “bloqueio por detecção de roubo”, a tecnologia foi idealizada na subsidiária da empresa em Belo Horizonte e está sendo testada inicialmente no Brasil.

Este novo recurso bloqueia automaticamente a tela do dispositivo quando detecta movimentos que sugiram uma tentativa de furto, como alguém agarrando o telefone abruptamente para fugir. O Google, que anunciou o início dos testes no país durante um evento global em maio, revela que a funcionalidade foi inspirada por desafios enfrentados localmente.

Além do “bloqueio por detecção de roubo”, o pacote inclui também o bloqueio remoto, permitindo que o usuário trave o celular através do site “Encontre meu Dispositivo”, e o bloqueio automático do aparelho após longos períodos sem acesso à internet.

Bruno Diniz, líder para Android no Brasil, explicou à Folha que o desenvolvimento dos produtos começou após a visita do vice-presidente do setor, Sameer Samat, ao país. Diniz aponta que o sistema financeiro do Brasil, que facilita transações instantâneas como o Pix, também motivou a criação de medidas robustas contra o furto de smartphones.

Como usar a ferramenta?

Você pode ativar o recurso seguindo estes passos:

Acesse Configurações > Google > Todos os Serviços > Segurança do Dispositivo e Proteção contra Roubo ou Configurações > Google > Todos os Serviços > Proteção Contra Roubo.

É importante notar que a atualização ainda não está disponível para todos os dispositivos.

Como funciona

O “bloqueio por detecção de roubo” funciona através de um gatilho chamado “grab and run”. Utilizando sensores e dados de aplicativos em execução, uma inteligência artificial analisa movimentos que caracterizem o furto do dispositivo. Essa opção precisa ser ativada manualmente nas configurações do aparelho, uma vez que vem desativada por padrão.

Apesar dos potenciais bloqueios indevidos, Diniz enfatiza que a intenção é minimizar os riscos de crimes, aceitando que haverá mais falsos positivos do que negativos na fase inicial. O bloqueio é simples e pode ser desativado com reconhecimento biométrico ou senha.

O Google também introduziu um bloqueio automático para situações em que o smartphone permanece desconectado da internet por períodos prolongados, identificando comportamentos não usuais como remoção do chip ou perda de conectividade—indicativos comuns de furto ou roubo.

Além disso, a nova funcionalidade de bloqueio remoto permite que o usuário, em casos de roubo ou perda, bloqueie rapidamente o dispositivo sem necessidade de login na conta Google. Isso pode ser feito através de um computador ou outro smartphone, simplificando o processo em situações de emergência.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: A Folha

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

WhatsApp lança recurso para proteger conversas e impedir exportações

Nova função de privacidade impede exportação de conversas e salvamento automático de mídias, mas ainda permite capturas de tela pelos participantes

Tecnologia

Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias

Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real

Tecnologia

Alunos brasileiros conquistam prêmio em mundial de robótica nos Estados Unidos

Equipe do Colégio Visconde de Porto Seguro foi destaque no FIRST LEGO League World Festival em Houston

Tecnologia

Florianópolis tem maior PIB de tecnologia entre capitais

Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento

Tecnologia

WhatsApp apresenta instabilidade e falha ao enviar mensagens neste sábado

Usuários relatam erros no envio de mensagens e mídias desde as 7h

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Termo de Cooperação reforça fiscalização e segurança no mercado imobiliário

Acordo entre MP, CRECI-SC, ACIESC e cartórios pretende combater irregularidades e proteger consumidores

Saúde

SC está entre os estados com maior cobertura vacinal da gripe

Estado aplicou mais de 520 mil doses e superou a média nacional