Eleitores que necessitam alterar temporariamente sua seção ou local de votação dentro do mesmo município para as eleições de outubro têm até o dia 22 de agosto para fazer o pedido. Essa alteração é permitida para presos provisórios, membros das Forças Armadas, policiais militares, federais, rodoviários, guardas municipais em serviço no dia da eleição, além de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas e integrantes de comunidades tradicionais, juízes eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral. Para efetuar a mudança, é necessário preencher um formulário específico disponível na Justiça Eleitoral, indicando o número do título eleitoral, nome completo, local e os turnos em que deseja votar.
O formulário deve ser enviado até a data limite e assinado pelo comando do órgão ao qual o eleitor está vinculado, conforme as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa medida busca facilitar o acesso ao voto daqueles que, por motivos de serviço ou condições especiais, não podem se deslocar ao seu local de votação original.
As eleições municipais estão marcadas para começar no dia 6 de outubro, com um possível segundo turno em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato consiga mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. Para mais detalhes sobre a transferência temporária de local de votação, os interessados podem consultar o site oficial do TSE.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.