A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançaram nesta sexta-feira (26) a plataforma Recircula Brasil, em São Paulo. A iniciativa visa rastrear e registrar a reutilização de plásticos, certificando a circularidade dos materiais. Segundo a ABDI, é a primeira ferramenta brasileira com essa capacidade, posicionando o país como líder em soluções inovadoras contra a poluição plástica.
A plataforma usará notas fiscais eletrônicas para monitorar o caminho dos plásticos reciclados, desde a compra dos materiais até a venda dos produtos finais. Com isso, será possível confirmar a origem dos materiais e garantir que contenham plástico reciclado. O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destacou que a Recircula Brasil não só incentiva a reciclagem, mas também pode ser aplicada a outros setores, como alumínio e automotivo.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima prepara um decreto para regulamentar a circularidade do plástico, exigindo que empresas comprovem o uso de conteúdo reciclado. A diretora de Sustentabilidade da ABDI, Perpétua Almeida, afirmou que a iniciativa promoverá transparência e rastreabilidade na cadeia produtiva, beneficiando o meio ambiente ao reduzir a poluição e proteger recursos naturais. Atualmente, o Brasil recicla cerca de 1,1 milhão de toneladas de plástico anualmente, de um total de 7 milhões de toneladas produzidas.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.