keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

O que é a “tela azul da morte”, que surpreendeu usuários em apagão cibernético

Usuários do Windows 10 também foram surpreendidos ao ligar os computadores

Tela azul da morte 944x531 1 Visor Notícias
Fonte: Reprodução / Redes Sociais

Usuários do Windows 10 enfrentaram um problema inesperado nesta sexta-feira (19) ao ligarem seus computadores e se depararem com a “tela azul da morte”, um erro grave que pode desligar ou reiniciar o sistema operacional de forma abrupta. O incidente ocorreu simultaneamente em diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Índia, e foi provocado por uma falha em uma atualização de software da CrowdStrike, uma empresa norte-americana de segurança digital.

O apagão afetou não só computadores pessoais, mas também sistemas críticos de setores como transporte, saúde, telecomunicações e mídia. A “tela azul da morte”, conhecida tecnicamente como erro de código Stop, é geralmente causada por problemas de hardware ou software, levando o Windows a interromper operações para prevenir danos maiores. Segundo especialistas, o ideal é verificar o hardware e atualizar drivers, ou em casos mais persistentes, reinstalar o Windows.

A CrowdStrike esclareceu que o problema originou-se de uma falha na atualização da ferramenta Falcon, usada para monitorar e detectar invasões de hackers. O CEO da empresa, George Kurtz, descartou a possibilidade de um ataque cibernético em sua conta no X (antigo Twitter). A Microsoft, afetada pela falha, registrou instabilidades em aplicativos como Teams e PowerBI, conforme relatórios do site Downdetector na noite anterior ao incidente.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

WhatsApp lança recurso para proteger conversas e impedir exportações

Nova função de privacidade impede exportação de conversas e salvamento automático de mídias, mas ainda permite capturas de tela pelos participantes

Tecnologia

Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias

Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real

Tecnologia

Alunos brasileiros conquistam prêmio em mundial de robótica nos Estados Unidos

Equipe do Colégio Visconde de Porto Seguro foi destaque no FIRST LEGO League World Festival em Houston

Tecnologia

Florianópolis tem maior PIB de tecnologia entre capitais

Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento

Tecnologia

WhatsApp apresenta instabilidade e falha ao enviar mensagens neste sábado

Usuários relatam erros no envio de mensagens e mídias desde as 7h

Mais notícias

Segurança

Trio é preso após furtar 21 rolos de fios de energia em Itapema

Parte do material já estava descascada e picada, o que indica preparação para revenda

Empregos

Santa Catarina oferece mais de 8 mil vagas de emprego pelo Sine

As regiões com maior número de vagas são o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Sul catarinense